Topo

Tóquio encontra níveis altos de bactéria em local de provas aquáticas da Olimpíada

04/10/2017 11h39

OLIMP-JAPAO-BACTERIA-AGUA:Tóquio encontra níveis altos de bactéria em local de provas aquáticas da Olimpíada

Por Chris Gallagher

TÓQUIO (Reuters) - Os organizadores da Olimpíada de Tóquio 2020 disseram nesta quarta-feira que exames mostraram níveis da bactéria E. coli até 20 vezes acima do limite aceitável e de coliformes fecais sete vezes mais altos do que o aceito no local planejado para as provas de maratona aquática e triatlo dos Jogos.

Os organizadores prometeram melhorar a qualidade da água para garantir a segurança dos atletas, inclusive por meio da instalação de telas submarinas no Parque Marinho de Odaiba para limitar a quantidade de bactérias e coliformes fecais vindas do mar durante períodos chuvosos.

Eles também disseram que estudarão reformular as datas e os horários dos eventos durante os Jogos em reação às condições climáticas.

"Tomaremos as melhores medidas possíveis para fazer com que o local satisfaça todos os padrões relevantes de federações internacionais e com que os atletas possam dar o melhor si sentindo-se muito seguros", disse Koji Murofushi, diretor esportivo da Tóquio 2020, em entrevista coletiva.

Testes realizados durante 26 dias entre julho e setembro revelaram que os padrões de qualidade de água estabelecidos pelas federações internacionais só foram alcançados em 10 dias para a maratona aquática e só em seis dias para o triatlo.

Houve um dia, por exemplo, em que a quantidade de coliformes fecais chegou a 7.200 por 100 mililitros, muito acima do limite de 1.000 por 100 mililitros acordado com a Federação Internacional de Natação.

Ao mesmo tempo, A Escherichia coli (E. coli) chegou a 5.300 por 100 mililitros --o teto da União Internacional de Triatlo é de 250 por 100 mililitros--, disseram o comitê organizador da Tóquio 2020 e o Governo Metropolitano de Tóquio em um comunicado.

Os coliformes fecais vêm de dejetos humanos e animais, e uma quantidade grande pode indicar que bactérias perigosas para a saúde também estão presentes. Algumas variedade de E. coli podem causar diarreia ou doenças.

As autoridades da futura sede olímpica atribuem grande parte da culpa a um período quase recorde de 21 dias consecutivos de chuva em agosto, dizendo que a qualidade da água em Odaiba varia consideravelmente dependendo do clima, e expressaram a confiança de que podem controlar a situação.

Mesmo assim elas reconheceram que a qualidade da água já precisa melhorar nos arredores do Parque Aquático de Odaiba, já que este se localiza em um bairro turístico popular da Baía de Tóquio.