Topo

Barcelona e Iniesta pedem diálogo sobre crise na Catalunha

05/10/2017 16h13

FUT-BARCELONA-INIESTA-DIALOGO:Barcelona e Iniesta pedem diálogo sobre crise na Catalunha

Por Richard Martin

BARCELONA (Reuters) - O Barcelona se juntou ao capitão Andrés Iniesta pedindo um diálogo entre o governo da Espanha e os líderes da Catalunha para resolver a crise surgida entre o governo central e sua região mais rica após um referendo de independência realizado no domingo e considerado ilegal.

As táticas agressivas usadas pela polícia espanhola para tentar impedir a votação, que o governo regional disse ter deixado mais de 840 pessoas necessitadas de tratamento médico, foram muito criticadas.

O Tribunal Constitucional espanhol proferiu uma decisão nesta quinta-feira suspendendo uma sessão do Parlamento catalão na qual se planejava declarar a independência da Catalunha.

"Eu nunca opinei publicamente sobre situações que são tão complexas e que despertam sentimentos tão diversos como esta, e nunca o farei, mas a situação atual em que nos encontramos é excepcional", escreveu Iniesta, meio-campista da seleção da Espanha, no Facebook.

"Tenho uma coisa clara, e antes de nos causarmos mais dano, precisamos que aqueles no comando iniciem um diálogo uns com os outros. Façam isso por todos nós, já que merecemos viver em paz".

Iniesta, que fez o gol da vitória espanhola na final da Copa do Mundo de 2010 contra a Holanda, é um dos poucos jogadores do Barcelona que têm aprovação unânime no país, e é aplaudido de pé com frequência quando joga em campos adversários – ele foi ovacionado até no estádio Santiago Bernabéu do arquirrival Real Madrid.

O jogador de 33 anos, que atuou 121 vezes para a seleção e também conquistou os Campeonatos Europeus de 2008 e 2012, está contundido atualmente e não pôde acompanhar a Espanha para suas últimas eliminatórias da Copa contra Albânia e Israel.