Topo

Preparativos para Copa da Rússia avançam, mas ainda há muito trabalho, diz Fifa

05/10/2017 11h15

RUSSIA-COPA-PREPARATIVOS-TRABALHO:Preparativos para Copa da Rússia avançam, mas ainda há muito trabalho, diz Fifa

MOSCOU (Reuters) - Os preparativos para a Copa do Mundo do ano que vem na Rússia estão progredindo, mas ainda há muito trabalho pela frente, afirmou a Fifa nesta quinta-feira.

"No geral o estado de preparação é bom, o planejamento está bom e em andamento", disse Colin Smith, diretor de competições da Fifa, a repórteres.

"Há uma quantidade significativa de trabalho a ser feito, especialmente nos próximos dois, três meses, para ter toda a infraestrutura em termos de construção e parte das obras concluídas até o final do ano".

As autoridades russas estão otimistas com o progresso do país na preparação para o Mundial, mas reconhecem que as obras estão atrasadas em alguns estádios.

Na terça-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que o estado geral dos locais de competição é satisfatório, mas admitiu que os atrasos continuam.

A construção do estádio de 45 mil lugares em Samara --que sediará seis partidas do Mundial, incluindo um jogo das quartas de final-- vem sendo assolada por atrasos nos últimos meses.

Em agosto a empreiteira responsável disse estar 30 dias atrás do cronograma, mas que espera terminar o trabalho até o final de 2017, o prazo inicial determinado para sua finalização.

"Os prestadores de serviço, a cidade, a região, todos os organismos relevantes indicaram que são capazes de entregar o estádio até o final do ano", disse Smith sobre Samara.

"Este é um dos casos no qual os prazos são apertados e precisam ser respeitados".

A Rússia exibiu quatro das 12 arenas da Copa do Mundo durante a Copa das Confederações deste ano. Muitos dos estádios restantes, porém, ainda estão em construção e não foram testados.

A Rússia sediará o Mundial entre 14 de junho e 15 de junho em 12 estádios distribuídos por 11 cidades, incluindo Moscou, São Petersburgo, Kazan e Sochi.

(Por Mikhail Antonov e Nikolai Isayev)