Esporte

Nuzman renuncia à presidência do COB após acusação sobre compra de voto para Rio 2016

11/10/2017 17h37

OLIMP-NUZMAN-RENUNCIA:Nuzman renuncia à presidência do COB após acusação sobre compra de voto para Rio 2016

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Carlos Arthur Nuzman renunciou à presidência do Comitê Olímpico do Brasil (COB), órgão que ele comandava há 22 anos, e será substituído pelo vice Paulo Wanderley Teixeira, informou o COB nesta quarta-feira, uma semana após a prisão do dirigente.

Nuzman, que tinha mandato até 2020, está preso preventivamente acusado de intermediar a compra de votos para a cidade do Rio de Janeiro ganhar o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

O anúncio da renúncia foi feito através de uma carta encaminhada pelo dirigente à Assembleia Geral Extraordinária do COB, que acontece nesta quarta-feira e que foi convocada para tratar do caso envolvendo a prisão de Nuzman.

O dirigente alegou que precisa de tempo para se defender da acusação de intermediar a compra de votos para a Rio 2016.

“Considerando-se, todavia, a necessidade de dedicar-me, integralmente, ao pleno exercício do meu direito de defesa, renuncio de modo irrefutável e irretratável ao cargo de presidente do Comitê Olímpico Brasileiro bem como ao de membro honorário de sua Assembleia Geral”, diz a carta assinada por Nuzman.

No fim de semana, o COB já tinha divulgado um pedido de afastamento temporário de Nuzman da presidência da entidade e do Comitê Organizador dos Jogos de 2016.

Nuzman foi preso temporariamente na última quinta-feira, em sua casa, no Rio de Janeiro, e na segunda-feira a prisão foi convertida em preventiva, equivalente a uma detenção por tempo indeterminado.

A defesa de Nuzman já protocolou na Justiça do Rio de Janeiro pedidos de habeas corpus do dirigente esportivo.

Em princípio, Nuzman será substituído pelo vice-presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, que é ligado ao judô brasileiro.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo