Topo

Bruce Arena deixa comando da seleção masculina de futebol dos EUA

13/10/2017 15h00

FUT-EUA-TECNICO-SAI:Bruce Arena deixa comando da seleção masculina de futebol dos EUA

Por Steve Keating

(Reuters) - Bruce Arena entregou o cargo de treinador da seleção masculina de futebol dos Estados Unidos nesta sexta-feira por não ter conseguido classificar o time para a Copa do Mundo da Rússia do ano que vem.

O mundo futebolístico teve uma surpresa na quinta-feira quando os EUA, que precisavam de uma vitória ou de um empate fora de casa ao enfrentar Trinidad e Tobago, os lanternas do grupo, para obter uma das três vagas automáticas da Concacaf, sofreram uma derrota humilhante de 2 x 1.

Com o fiasco, somado às vitórias de Panamá e Honduras, a seleção norte-americana ficará fora do Mundial pela primeira vez desde 1986.

"É o maior privilégio de qualquer técnico treinar a seleção de seu país, e ao deixar essa função hoje estou honrado e agradecido por ter tido esta oportunidade duas vezes na minha carreira", disse Arena em um comunicado divulgado pela Federação de Futebol dos EUA.

"Este certamente é um grande revés para o programa da seleção masculina, e é justo que se pergunte como podemos melhorar."

O anúncio de Arena foi súbito, mas não inesperado, vindo na esteira do que está sendo visto como a pior calamidade da história do futebol do país.

O fracasso representou um final inglório para a segunda passagem de Arena pela equipe dos EUA.

Considerado por muitos o maior técnico de futebol norte-americano de toda a história, Arena levou a seleção às quartas de final da Copa de 2002 em sua passagem anterior, o melhor resultado da equipe nessa competição.

Sob seu comando, os norte-americanos foram da 19a para a 4a posição do ranking mundial da Fifa, mas o contrato de Arena não foi renovado depois da eliminação na primeira rodada do Mundial da Alemanha de 2006.