Topo

Jogo com Barcelona não deve ser protesto político, diz presidente do Atlético de Madri

13/10/2017 12h27

FUT-BARCELONA-ATLETICO:Jogo com Barcelona não deve ser protesto político, diz presidente do Atlético de Madri

Por Richard Martin

BARCELONA (Reuters) - O presidente do Atlético de Madri, Enrique Cerezo, quer que os torcedores do time da capital espanhol evitem transformar o jogo de sábado contra o Barcelona em uma manifestação política, depois de semanas de tensões crescentes entre o governo central da Espanha e a Catalunha.

Clube catalão, o Barça visitará Madri pela primeira vez desde a realização de um referendo de independência no dia 1º de outubro na Catalunha, que foi considerado ilegal pelo governo espanhol.

No dia da votação o Barça decidiu disputar seu jogo com o Las Palmas, em casa, com as portas fechadas para mostrar sua oposição à violência da polícia contra os eleitores, disse o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, na ocasião.

A torcida Frente Atlético pediu uma grande exibição de bandeiras da Espanha no Estádio Wanda Metropolitano na partida contra o Barça.

Mas o jogo não foi classificado pela federação de futebol espanhola como um evento de alto risco, já que os torcedores do time visitante não estarão presentes devido a um desentendimento entre os dois clubes a respeito da disponibilização de ingressos.

"Quero que o jogo seja disputado com o mesmo espírito esportivo de sempre contra o Barcelona, o jogo de sábado não é uma demonstração política, é um jogo de futebol", disse Cerezo em uma entrevista à rádio Onda Cero nesta sexta-feira.

"O Atlético conquistou o campeonato no Camp Nou (em 2014) e o estádio todo nos aplaudiu, não podemos esquecer disso", acrescentou.

O Barcelona é o único time que o técnico Diego Simeone não conseguiu derrotar no Campeonato Espanhol desde que assumiu o comando do Atlético em 2011. Foram 11 jogos sem vitórias contra o Barça na liga espanhola, embora seu clube tenha eliminado os catalães duas vezes na Liga dos Campeões.

"Eles sempre marcaram um gol mais do que nós, foram decisivos nos momentos cruciais e são um bom time", afirmou Simeone em uma coletiva de imprensa antes da partida.

"Temos sido mais fortes na Liga dos Campeões, e espero que amanhã consigamos superar este obstáculo".

O Barça tem 100 por cento de aproveitamento na liga espanhola e na Europa nesta temporada, e lidera a tabela com cinco pontos de vantagem sobre o Sevilla, seu rival mais próximo na briga pelo título nacional, e seis diante do Atlético, que ocupa a quarta colocação.