Topo

Putin diz que COI está sob pressão dos EUA para barrar Rússia nos Jogos de Inverno

19/10/2017 17h09

OLIMP-RUSSIA-PRESSAO-COI:Putin diz que COI está sob pressão dos EUA para barrar Rússia nos Jogos de Inverno

Por Polina Nikolskaya

SOCHI, Rússia (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que o Comitê Olímpico Internacional (COI) está sendo pressionado pelos Estados Unidos para evitar que a Rússia participe dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang em 2018.

"Estamos vendo que o COI está sob forte pressão", disse Putin em um fórum com estudiosos. "Depende de anunciantes, canais de televisão, patrocinadores, etc., e esses patrocinadores estão recebendo sinais inequívocos de certas instituições americanas."

A Rússia está sob um intenso escrutínio dos órgãos esportivos mundiais desde que um relatório de 2015 encomendado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) apontou evidências de doping patrocinado pelo Estado no atletismo russo.

Relatórios subsequentes da Wada encontraram evidências de doping generalizado e uma conspiração institucional para encobrir os testes de doping positivos de atletas russos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi de 2014.

Os escândalos estão comprometendo a participação da Rússia na Olimpíada de fevereiro na Coreia do Sul, que depende dos resultados de um relatório sobre a manipulação das amostras dos atletas russos nos Jogos de Sochi.

O COI, que agora está testando novamente as amostras de atletas russos de Sochi, espera tomar uma decisão até o final do ano.