Topo

Andrea Pirlo se despede do futebol ao fim de uma carreira de mais de 20 anos

06/11/2017 15h42

FUT-PIRLO-APOSENTADORIA:Andrea Pirlo se despede do futebol ao fim de uma carreira de mais de 20 anos

(Reuters) - O campeão do mundo Andrea Pirlo encerrou sua brilhante carreira no futebol nesta segunda-feira, despedindo-se com uma mensagem no Twitter horas depois de entrar em campo durante a vitória de 2 x 0 do New York City sobre o Columbus Crew na liga norte-americana.

No mês passado o jogador de 38 anos insinuou que se aposentaria no final da temporada, e deixa o esporte com dois títulos da Liga dos Campeões, seis da liga italiana e a Copa do Mundo de 2006 que venceu com a Itália, além de vários outros títulos e honrarias acumuladas em mais de 20 anos.

"Não somente minha aventura em Nova York chega ao fim, mas também minha jornada como jogador de futebol", escreveu Pirlo, convocado 116 vezes por sua seleção, na mensagem.

O meio-campista estreou no Brescia, time de sua cidade-natal, aos 16 anos e foi para a Inter de Milão em 1998.

Ele teve dificuldade para conseguir uma vaga na escalação da Inter, na qual foi posicionado atrás dos atacantes, e assinou com o rival Milan em 2001 em meio a dúvidas sobre sua eficiência.

Pirlo jogou à sombra de Rui Costa em sua primeira temporada no Milan, onde, como na Inter, atuou como 'trequartista', posição na qual sua falta de ritmo o atrapalhou.

Foi só sob o comando de Carlo Ancelotti, já na campanha seguinte, que ele começou a desabrochar – a decisão do técnico de posicioná-lo mais atrás, diante da defesa, permitiu que o talento de Pirlo começasse a aparecer.

O Milan conquistou a Liga dos Campeões e a Copa da Itália de 2003 com Pirlo dando as cartas, e o clube venceu o Campeonato Italiano no ano seguinte, quando ele cresceu na função que se tornou sua marca registrada.

Quando seu desempenho no Milan começou a declinar ele recebeu uma oferta para jogar na Juventus.

Ele renasceu no clube de Turim, liderando a Juventus ao primeiro dos quatro títulos consecutivos da Série A, antes de se mudar para os Estados Unidos em julho de 2015.

"Gostaria de ... agradecer à minha família ... todas as equipes para as quais eu tive a honra de jogar, todos os companheiros de equipe, todas as pessoas que tornaram minha carreira tão incrível", disse ele. "Vocês sempre estarão ao meu lado e no meu coração."

(Por Simon Jennings)