Topo

OIT desiste de caso contra Catar após promessa de reformas para Copa do Mundo de 2022

08/11/2017 15h11

FUT-OIT-CATAR-DESISTE:OIT desiste de caso contra Catar após promessa de reformas para Copa do Mundo de 2022

Por Stephanie Nebehay e Eric Knecht

GENEBRA/DOHA (Reuters) - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) decidiu nesta quarta-feira desistir de um caso contra o Catar devido ao tratamento de operários estrangeiros no país que eclipsou os preparativos do rico Estado do Golfo Pérsico para sediar a Copa do Mundo de 2022.

A decisão da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) veio depois que o Catar se comprometeu com reformas abrangentes, incluindo permitir que os trabalhadores tenham liberdade de sair do país e mudar de emprego sem a permissão de seus empregadores e estabelecer um salário mínimo sem discriminação e um fundo para garantir salários atrasados.

Grupos de direitos humanos, críticos de longa data do tratamento dispensado pelo Catar a operários estrangeiros majoritariamente asiáticos, saudaram o acordo, mas disseram que agora Doha precisa cumprir suas promessas com firmeza.

"Cerca de 2 milhões de trabalhadores em todos os tipos de setores agora desfrutarão de uma proteção melhor, inclusive um sistema de solução de disputas, também acessível para os trabalhadores domésticos extremamente vulneráveis", disse Luc Cortebeeck, diretor da OIT, aos repórteres.

A decisão da OIT poupa o Catar de uma comissão de inquérito que teria manchado seriamente a imagem do reino rico em gás, que espera usar o torneio para exibir seu progresso e desenvolvimento.

O Catar também procura conter as críticas de seus rivais árabes, que o rotularam como um financiador global de gupos militantes – acusação que Doha nega.