Topo

Wada diz ter base de dados provando amplo doping na Rússia

10/11/2017 18h59

DOPING-WADA-RUSSIA:Wada diz ter base de dados provando amplo doping na Rússia

Por Steve Keating

(Reuters) - A Agência Mundial Antidoping (Wada) informou nesta sexta-feira ter obtido uma base de dados que confirma acusações de amplo uso de doping patrocinado pelo Estado na Rússia feitas no relatório McLaren.

A Wada informou estar confiante que o documento adquirido por seus departamentos de Investigação e Inteligência é o documento de dados de testes do laboratório antidoping de Moscou de janeiro de 2012 a agosto de 2015.

    Apesar de diversos pedidos para a Rússia cooperar com órgãos internacionais para acabar com o doping, autoridades russas sempre negaram a função do Estado no escândalo.

    A Wada informou que está finalizando a análise forense do enorme arquivo de backup e que espera fornecer mais informações em encontros de seu comitê executivo e painel de fundação em Seul em 15 e 16 de novembro.

    A agência antidoping disse ter passado informações para as comissões Schmid e Oswald do Comitê Olímpico, que estão conduzindo investigações sobre o doping russo.

A nova informação pode ser um golpe forte às chances da Rússia de competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em fevereiro.

    O COI informou que irá decidir em encontro do conselho executivo de 5 a 7 de dezembro sobre a participação de competidores da Rússia em Pyeongchang.