Topo

Agência antidoping diz que Rússia continua irregular e dificulta participação em Jogos de Inverno

16/11/2017 11h21

RUSSIA-DOPING-WADA-IRREGULAR:Agência antidoping diz que Rússia continua irregular e dificulta participação em Jogos de Inverno

SEUL (Reuters) - A Agência Mundial Antidoping (Wada) disse nesta quinta-feira que a Rússia continua em "não conformidade" com seu código antidoping, impondo um duro golpe nas esperanças do país de ser liberado para competir na Olimpíada de Inverno de fevereiro na Coreia do Sul.

A Agência Antidoping da Rússia (Rusada) está suspensa desde que um relatório de 2015 da Wada mostrou indícios de um esquema de doping com apoio estatal e a acusou de violar os regulamentos antidoping sistematicamente.

A Wada estabeleceu um roteiro para os russos reconquistarem sua liberação, mas em uma reunião de seu Conselho Fundador, realizada em Seul nesta quinta-feira, decidiu que critérios essenciais não foram cumpridos pelos russos.

O presidente da entidade, Craig Reedie, disse que o Conselho aprovou a recomendação do Comitê Independente de Análise de Cumprimento, segundo o qual a Rusada continua em falta porque duas exigências fundamentais para sua reabilitação ainda não foram cumpridas.

"Tendo estabelecido um roteiro de cumprimento, há duas questões que têm que ser respondidas, e não podemos abrir mão dos compromissos", disse Reedie aos repórteres, acrescentando que a Rusada fez melhorias.

Kuwait, Guiné Equatorial e Maurício também foram considerados for a de conformidade pelo Conselho, acrescentou.

A decisão deve aumentar a pressão para que o Comitê Olímpico Internacional (COI) proíba os atletas russos de participarem dos Jogos de Inverno de 2018.

A Rússia escapou de uma proibição total na Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016, mas foi impedida de competir nas provas de atletismo.

O Kremlin afirmou nesta quinta-feira, por meio de um porta-voz, que a decisão da Wada de manter a Rússia em "não conformidade" é injusta.