Topo

Travei, diz Zverev após despedida anticlímax no ATP Finals

17/11/2017 13h56

TENIS-ZVEREV-TRAVEI-ATPFINALS:Travei, diz Zverev após despedida anticlímax no ATP Finals

LONDRES (Reuters) - O tenista alemão Alexander Zverev teve um ano sensacional, vencendo cinco torneios e alcançando o terceiro lugar do ranking mundial, mas tudo terminou em anticlímax no ATP Finals.

Zverev perdeu sua última partida da fase de grupos por 6-4, 1-6 e 6-4, na quinta-feira, para o norte-americano Jack Sock, que avançou para a semifinal às custas do adversário visto como um futuro campeão de torneios de Grand Slam.

Quando Zverev venceu o segundo set e obteve uma quebra no início do terceiro diante do número nove do mundo, uma vitória tranquila parecia só uma questão de tempo.

Mas o alemão perdeu completamente o foco e ficou atrás no placar em 4-1, e mesmo tempo empatado em 4-4, fez um péssimo game no 4-5, cometendo sua oitava dupla falta em 30-30 e descarrilando de vez com um forehand desajeitado.

"Eu travei. É muito fácil. Venci o segundo set por 6-1. Estava com 1-0 e uma quebra. Ele conseguiu um ponto de punição. Fiquei atrás em 1-4 em 10 minutos durante os quais não coloquei muitas bolas na quadra", disse a repórteres. "Quando voltei ao 4-5 foi um dos piores games que acho que joguei no ano todo".

Quando lhe pediram para refletir sobre sua temporada de tantas conquistas, Zverev teve dificuldade de olhar além do encerramento decepcionante.

"Foi um ano incrível. Mas o final do ano foi uma grande porcaria para mim", afirmou o tenista de 20 anos, que estreou na competição dos oito melhores do mundo com uma vitória sobre Marin Cilic, mas perdeu para o hexacampeão Roger Federer em três sets na sequência.

(Por Martyn Herman)