Fórmula 1

Fórmula 1 apresenta novo logotipo de olho no futuro

AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE
Fórmula 1 exibe novo logotipo no pódio do GP de Abu Dhabi Imagem: AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE

26/11/2017 15h31

Por Alan Baldwin

(Reuters) - A Fórmula 1 revelou seu novo logotipo neste domingo durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi, o último da temporada, dando o primeiro passo no processo de revitalização da categoria, que agora é de propriedade de um grupo norte-americano.

O design, descrito como simbolizando a aparência de um carro de Fórmula 1 em "estilo moderno-retrô", substitui o desenho introduzido há três décadas pelo ex-chefe geral Bernie Ecclestone.

O atual diretor comercial Sean Bratches disse que a escolha refletiu "uma transformação mais ampla que ocorre na Fórmula 1", uma vez que os donos da categoria, o grupo norte-americano Liberty Media, estando buscando ampliar o apelo do esporte, levando-o rumo a um futuro mais digital.

A diretora de marketing da Fórmula 1 Ellie Norman, que veio da Virgin em agosto, disse à Reuters que o novo logotipo foi escolhido com feedback dos fãs e será mais fácil de trabalhar em plataformas digitais e móveis.

"Eu acho que, com tempo, ele será recebido de forma positiva", disse ela, reconhecendo que poderá haver uma reação inicial negativa num primeiro momento.

"Depois de compartilhar a escolha com as equipes em Abu Dhabi na quinta-feira e com nossos patrocinadores e parceiros na quarta-feira, o feedback foi incrivelmente positivo."

Jean Todt, presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), disse aos repórteres que viu o novo desenho como "uma boa evolução".

A Fórmula 1 também estabeleceu uma nova "missão" em sua imagem, que pode preocupar aqueles que temem a "americanização" do esporte.

Os cinco "comportamentos-chave" estão listados como: 'Revel in the racing' (Festeje a corrida), 'Make the spectacle more spectacular' (Deixe o espetáculo mais espetacular), 'Break down borders' (Quebre fronteiras), 'Taste the oil' (Sinta o óleo) e 'Feel the blood boil' (Sinta o sangue ferver).

O primeiro envolve o trabalho com equipes e a FIA para melhorar a corrida; o segundo diz respeito à construção de eventos mais midiáticos em torno das corridas, criando mais buzz; enquanto o terceiro é sobre aumentar o público e atrair novos fãs a partir da tecnologia digital.

Já os dois últimos referem-se à apresentação da tecnologia de forma mais convincente e ao destaque das emoções e rivalidades humanas.

Norman disse que a Liberty, que assumiu a Fórmula 1 em janeiro, realizou uma extensa pesquisa com os fãs e a mensagem recebida foi que o esporte perdeu a graça e tornou-se muito higienizado e inacessível.

"Nós realmente temos que definir uma mudança naquela percepção porque, sem a paixão de nossos fãs, poderemos chegar num momento em que não há mais Fórmula 1, porque simplesmente não temos essa conexão com as pessoas", disse Norman.

"Para nós, trata-se de praticamente reiniciar, recriar uma nova Fórmula 1 em 2018", acrescentou.

"Todo o trabalho que fizemos é de preparação para a próxima temporada e para além disso e como queremos continuar a aproximação com os fãs. Quanto mais nós oferecemos o que eles querem, mais nós vamos conseguir o que queremos a longo prazo, como negócio."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
AFP
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Topo