Topo

Esporte

"Gol fantasma" de Messi domina manchetes espanholas após empate com Valencia

27/11/2017 14h21

FUT-MESSI-GOL-FANTASMA:"Gol fantasma" de Messi domina manchetes espanholas após empate com Valencia

Por Rik Sharma

MADRI (Reuters) - Um gol no fim de Jordi Alba garantiu um ponto que salvou o Barcelona no empate de 1 x 1 com o Valencia no domingo, o que manteve as coisas como estavam na disputa pelo título do Campeonato Espanhol, mas um "gol" de Lionel Messi que não foi validado dominou as manchetes.

O chute do argentino aos 30 minutos desviou no goleiro Neto e a bola cruzou a linha antes de o goleiro do time rival resgatá-la, mas o jogo continuou.

O árbitro Ignacio Iglesias Villanueva e seus assistentes não concederam o gol e o Valencia seguiu em frente, enquanto os jogadores do Barça comemoravam o que teria lhes dado uma dianteira de 1 x 0 no placar.

"Escândalo", disse a primeira página do Mundo Deportivo nesta segunda-feira, e o Sport disse ter sido um "roubo de arbitragem".

A liga espanhola é a única das cinco maiores ligas europeias que ainda não usa nem vídeo nem a tecnologia da linha do gol para ajudar a tomada de decisões corretas.

Os jornais madrilenhos Marca e AS reconheceram a polêmica e que o resultado significa que a briga pelo troféu ficou mais acirrada.

O empate deixa o Barcelona quatro pontos à frente do Valencia e oito acima do Atlético de Madri e do Real Madrid.

Diego Pico, jornalista do Marca, escreveu: "Um grande erro da equipe de arbitragem que desencadeia uma velha polêmica. A tecnologia é mais do que necessária, especialmente para gols como este, que não são nem mesmo 'gols fantasma'".

No início de novembro o presidente da liga, Javier Tebas, disse que a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) será adotada na próxima temporada.

"Na próxima temporada haverá VAR no Campeonato Espanhol, sem dúvida", disse Tebas em uma coletiva de imprensa.

"Estamos fazendo muito progresso em reuniões sobre isso neste momento, e estará pronto muito em breve".

Mas é tarde demais para o Barcelona, que teve um problema idêntico com uma igualdade de 1 x 1 com o Betis em janeiro.

Na ocasião, um chute de Jordi Alba cruzou a linha enquanto o defensor Aissa Mandi tentava desviar a bola, mas o árbitro Alejandro José Hernández não deu o gol.

O Barça terminou a campanha 2016-17 três pontos atrás do Real Madrid, e o gol em questão poderia ter afetado o desfecho da disputa pelo título.

"Haverá muitas coisas que o VAR não consegue esclarecer, mas espero que consiga ajudar com coisas como a de hoje", disse Sergio Busquets, meio-campista do Barcelona.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte