Topo

Análise dos oito grupos da Copa do Mundo da Rússia

01/12/2017 19h59

FUT-GRUPOS-ANALISE:Análise dos oito grupos da Copa do Mundo da Rússia

LONDRES (Reuters) - Confira análise dos oito grupos da Copa do Mundo:

GRUPO A

A Rússia, somente na posição 65 do ranking da Fifa, estará razoavelmente confiante em avançar para as oitavas de final após ser sorteada com Arábia Saudita, Egito e Uruguai.

A seleção do país-sede irá enfrentar os sauditas, 63º do ranking, na partida de abertura do torneio, na qual uma vitória será essencial. O Uruguai é favorito para liderar o grupo, com Luis Suárez e Edinson Cavani formando um forte ataque, embora o Egito, de volta à competição pela primeira vez desde 1990, tenha o produtivo atacante Mohamed Salah, do Liverpool.

GRUPO B

A seleção portuguesa, atual campeã da Eurocopa, e a Espanha se encontram em Sochi para a primeira partida do grupo, e embora não seja o começo que nenhum dos dois times gostaria, ambos devem avançar sobre Marrocos, classificado pela primeira vez desde 1998, e Irã, comandado por Carlos Queiroz.

    A Espanha irá tentar superar o fiasco protagonizado há quatro anos no Brasil, quando não conseguiu passar da fase de grupos, enquanto o português Cristiano Ronaldo terá sua última chance de causar uma impressão real em uma Copa do Mundo.

GRUPO C

Talvez não seja um “grupo da morte”, mas a França, campeã de 1998, precisa estar afiada para evitar uma eliminação precoce, com o Peru, 10º do ranking, uma perigosa Dinamarca e Austrália fazendo companhia.

Com jogadores como Antoine Griezmann e Olivier Giroud no ataque e Paul Pogba comandando o meio-campo, os Bleus devem liderar o grupo, com as outras três equipes lutando pela vice-liderança. O Peru se classificou pela primeira vez em 36 anos.

GRUPO D

A Argentina quase não se classificou para a Copa do Mundo, mas foi salva por Lionel Messi no jogo final contra o Equador. Messi será um homem-chave na disputa contra Croácia, Islândia e Nigéria.

A Islândia, sensação da Euro 2016, quando eliminou a Inglaterra e avançou para as quartas de final, é o menor país em população a se classificar para uma Copa do Mundo, mas não pode ser menosprezada, enquanto a Croácia tem talentos criativos como Luka Modric, do Real Madrid, e Ivan Rakitic, do Barcelona.

GRUPO E

O Brasil, pentacampeão, será o favorito para liderar o grupo, deixando Suíça, Costa Rica e Sérvia lutando para avançar.

A Costa Rica mostrou força em 2014, quando liderou um grupo que tinha Inglaterra, Itália e Uruguai, enquanto a Sérvia passou com facilidade por uma campanha desafiadora de eliminatórias.

GRUPO F

A Alemanha, atual campeã, não deve temer um grupo que também conta com México, Suécia e Coreia do Sul.

A Suécia estará com força após ter eliminado a Itália na repescagem, mostrando o tipo de mentalidade defensiva que pode ter sucesso em competições. O México alcançou as oitavas de final nas últimas seis edições da Copa do Mundo.

GRUPO G

A Bélgica é o time de ranking mais alto no grupo que conta com Inglaterra, Tunísia e Panamá. A equipe de Roberto Martínez, no entanto, não vence a Inglaterra há 11 partidas e venceu somente uma vez na história.

A Inglaterra, que não conseguiu passar da fase de grupos em 2014 e foi eliminada pela Islândia na última Euro, tem boas memórias da vitória sobre a Tunísia na edição de 1998, quando o técnico Gareth Southgate jogou de zagueiro.

GRUPO H

A Polônia, liderada pelo atacante Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e sétima do mundo no ranking da Fifa, passou com facilidade pelas eliminatórias e terá boas chances de liderar o grupo que inclui Senegal, Colômbia e Japão.

Senegal, com Sadio Mané, do Liverpool, no ataque, acredita que pode avançar da fase de grupos, enquanto a Colômbia tem o vencedor da Chuteira de Ouro de 2014, James Rodríguez.

   

(Reportagem de Martyn Herman e Toby Davis)