Topo

Rússia dará início à Copa do Mundo jogando contra Arábia Saudita; Brasil estreia contra Suíça

01/12/2017 15h19

FUT-RUSSIA-ABERTURA:Rússia dará início à Copa do Mundo jogando contra Arábia Saudita; Brasil estreia contra Suíça

Por Gabrielle Tetrault-Farber

MOSCOU (Reuters) - A Rússia, sede da próxima Copa do Mundo, dará início ao torneio jogando contra a Arábia Saudita em Moscou, e a Alemanha, atual campeã, irá jogar contra o México, após o sorteio desta sexta-feira gerar alguns confrontos atraentes.

O Brasil, pentacampeão, irá enfrentar a Suíça em sua primeira partida no Grupo E, com Costa Rica e Sérvia compondo um dos oito grupos mais fortes.

A seleção de Portugal, campeã da Euro, irá enfrentar a vizinha Espanha na primeira partida do Grupo B, enquanto a Argentina ficou no Grupo D, com a novata Islândia, Croácia e Nigéria.

A Inglaterra irá enfrentar o Panamá, outra seleção novata na competição, no Grupo G, no qual a Bélgica é cabeça de chave.

Diferentemente de penosas cerimônias de sorteio anteriores, o evento desta sexta-feira no Kremlin foi uma operação rápida.

Após discursos do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do chefe da Fifa, Gianni Infantino, o processo de sorteio de 32 bolas de quatro recipientes começou com auxílio de oito lendas de Copas do Mundo, incluindo o argentino Diego Maradona e o capitão da seleção francesa de 1998, Laurent Blanc.

“O troféu mais cobiçado será conquistado pela equipe que mostrar mais resiliência”, disse Putin pouco antes dos oponentes da Rússia serem revelados. “Eu gostaria de desejar sucesso para todas as equipes e eu convoco todos os leais torcedores a virem à Rússia e desfrutarem dos jogos de 2018.”

O torneio de um mês, espalhado por 11 cidades-sede, de Kaliningrado, no oeste, a Ecaterimburgo, a 2.500 quilômetros de distância no leste, começa em 14 de junho.

A competição terá 64 partidas no total, com a final sendo disputada no estádio Luzhniki, em Moscou, em 15 de julho.

(Por Martyn Herman, em Londres)