Topo

Tite admite preocupação com deslocamento na Rússia e foca em fortalecer equipe

01/12/2017 15h44

FUT-TITE-DESLOCAMENTO:Tite admite preocupação com deslocamento na Rússia e foca em fortalecer equipe

(Reuters) - O técnico Tite evitou comentar os adversários da seleção brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo de 2018 --Suíça, Costa Rica e Sérvia-- e disse que prefere se concentrar em "variáveis que pode controlar", embora tenha admitido dificuldade com o deslocamento na Rússia na primeira fase.

O Brasil estreia no Grupo E contra os suíços, no dia 17 de junho, em Rostov, e as partidas seguintes serão diante de Costa Rica, no dia 22, em São Petersburgo, e Sérvia, dia 27, em Moscou.

A delegação brasileira, no entanto, ficará baseada em Sochi, cerca de 550 km de Rostov, mais de 2.300 km de São Petersburgo, e aproximadamente 1.600 km de Moscou.

"Sim (preocupa), mas nós não tínhamos como controlar essa variável. Nós vimos e temos outros locais, mas tem a organização. Apesar da distância, o transporte e a agilidade para chegar é importante. Gostaríamos que fosse Sochi, mas não é", disse Tite à TV após o sorteio.

Sobre o fato de poder enfrentar nas oitavas de final México ou Alemanha, que estão no Grupo F ao lado de Suécia e Coreia do Sul, Tite afirmou que isso mostra a "grandeza da competição".

"São variáveis que a gente não tem condição de controlar. Deixa eu gastar minha energia toda nas variáveis que eu posso controlar, que é o treinamento com qualidade, essa logística que permita aos atletas evoluírem, um grau de confiança importante, um fortalecimento e crescimento da equipe. Essas variáveis eu posso controlar", declarou.

O treinador destacou ainda que todas as seleções estarão preparadas para o Mundial, que será disputado de 14 de junho a 15 de julho, e que equipes com importantes resultados recentes estão fora.

Ele citou a Itália, campeã mundial de 2006; Holanda, terceira colocada na Copa do Brasil em 2014; Estados Unidos, que conta com um investimento alto, e Chile, campeão das últimas duas edições da Copa América.

A respeito dos rivais da seleção brasileira na primeira fase, Tite ressaltou que a Costa Rica chegou às quartas de final do Mundial de 2014.

"Eu estava voltado para uma convicção: a equipe do Brasil se consolidar e crescer, independentemente da qualificação de seus adversários e da característica deles", disse Tite.

"A preparação tem que ser total, em sua plenitude", acrescentou ele.

(Por Tatiana Ramil, em São Paulo)