Topo

Esporte

Todt é reeleito presidente da FIA, e Massa terá cargo na entidade

08/12/2017 18h01

F1-FIA-TODT-MASSA:Todt é reeleito presidente da FIA, e Massa terá cargo na entidade

Por Alan Baldwin

PARIS (Reuters) - Jean Todt foi reeleito, sem enfrentar oposição, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a entidade que comanda a Fórmula 1, para um novo mandato de quatro anos nesta sexta-feira, e Felipe Massa, seu ex-piloto na Ferrari, terá um cargo na federação.

O francês de 71 anos, confirmado para um terceiro mandato na Assembleia Geral da FIA em Paris, disse que ele representa continuidade num momento em que o esporte enfrenta grandes desafios.

A Fórmula 1, cujos direitos comerciais foram adquiridos pela Media Liberty, com base nos Estados Unidos, em janeiro passado, está entrando num período potencialmente turbulento com os contratos de equipes terminando em 2020 e a perspectiva de um acordo sobre um novo tipo de motor.

O presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, já ameaçou retirar do esporte a equipe mais antiga da Fórmula 1 se mudanças técnicas e comerciais não o agradarem.

Todt vai comandar uma equipe reformulada, com o norte-americano Nick Craw, líder da comissão que supervisiona o gerenciamento e as finanças da federação, sendo substituído por Brian Gibbons, da Nova Zelândia.

"O automobilismo está saudável, mas sabemos que temos que conquistar muitas coisas”, disse Todt.

Há também um cargo para Felipe Massa, que deixou a Fórmula 1 no mês passado. Massa, cuja carreira foi gerenciada por Nicolas, filho de Todt, e que foi da Ferrari quando Todt estava no comando da equipe, assume como líder da comissão de kart da FIA, a CIK-FIA.

Com o posto na CIK, o piloto brasileiro passa a ter direito, automaticamente, a uma cadeira no Conselho Mundial da FIA

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte