Topo

Comitê Olímpico Russo apoiará atletas que competirem nos Jogos de Inverno na Coreia do Sul

12/12/2017 09h08

OLIMP-RUSSIA-APOIO-ATLETAS-JOGOSINVERNO:Comitê Olímpico Russo apoiará atletas que competirem nos Jogos de Inverno na Coreia do Sul

Por Gabrielle Tetrault-Farber

MOSCOU (Reuters) - O Comitê Olímpico Russo (COR) concordou de forma unânime nesta terça-feira em apoiar atletas russos que escolherem competir nos Jogos de Inverno do próximo ano na Coreia do Sul.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) baniu a Rússia, na última semana, de participar dos Jogos que acontecerão em Pyeongchang em fevereiro, pelo que descreveu como "manipulação sistemática sem precedentes" do sistema antidoping. O órgão, entretanto, deixou a porta aberta para que atletas do país compitam como neutros caso não tenham histórico de doping.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na última semana que a Rússia não iria impedir que seus atletas competissem, rejeitando pedidos de alguns por um boicote aos Jogos, e uma autoridade do COR disse na segunda-feira que a maior parte dos atletas do país ainda queria comparecer ao evento.

O comitê russo se encontrou nesta terça-feira para definir sua posição sobre os Jogos de Pyeongchang, em reunião que contou com a presença de figuras do esporte como o time nacional masculino de hockey, patinadores, e os presidentes das federações de esportes de inverno.

Anunciando a decisão, o presidente do COR, Alexander Zhukov, disse: "Todos os participantes tiveram a mesma opinião --nossos esportistas precisam ir à Coreia, precisam competir, alcançar a vitória pela glória da Rússia, pela glória da nossa pátria".