Topo

ENTREVISTA-Felipão mira Copa do Mundo e diz ter sido sondado por seleções

Técnicos Felipão e Dunga em evento da CBF - Por Andrew Downie
Técnicos Felipão e Dunga em evento da CBF Imagem: Por Andrew Downie

12/12/2017 14h49

FUT-COPA-FELIPAO-AUSTRALIA:ENTREVISTA-Felipão mira Copa do Mundo e diz ter sido sondado por seleções

Por Andrew Downie

SÃO PAULO (Reuters) - Três anos e meio depois de ver a seleção brasileira sofrer o pior resultado de sua história, o técnico Luiz Felipe Scolari está ansioso por um novo desafio, e a Copa do Mundo e o Campeonato Inglês estão entre os destinos preferidos.

Felipão, que também comandou Portugal e o Chelsea, encerrou recentemente um período de dois anos e meio com o clube chinês Guangzhou Evergrande.

O treinador, de 69 anos, disse à Reuters que foi sondado neste ano pelas seleções de Chile, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar, mas uma vaga na Austrália é a que mais interessa.

"Em princípio sou um dos nomes que ventilaram e conversaram com meu empresário para saber se eu teria interesse, até para ir para a Copa do Mundo", disse Felipão em entrevista à Reuters nesta terça-feira.

O treinador campeão mundial com o Brasil em 2002 e que comandou a seleção no vexame de 7 x 1 para a Alemanha no Mundial de 2014 afirmou que estava feliz em negociar com os australianos, mas queria que fosse a longo prazo, não apenas para o torneio de junho e julho de 2018.

"Eu não pretendo apenas só seguir para a Copa do Mundo. Pretendo trabalhar numa seleção um projeto organizado para mais um, dois anos. Mas interessa sim", declarou.

A Austrália se classificou para o Mundial da Rússia ao vencer Honduras na repescagem e está no Grupo C junto com França, Peru e Dinamarca. O técnico Ange Postecoglou deixou a seleção australiana uma semana após a classificação.

Felipão, que está de volta ao Brasil para resolver questões pessoais durante o período de Natal, quer voltar a trabalhar depois de uma passagem bem-sucedida na China, onde levou o Guangzhou Evergrande a três títulos consecutivos, batendo técnicos como Sven-Goran Eriksson, Manuel Pellegrini e Andre Villas-Boas no processo.

Ele está aberto a convites de clubes e, particularmente, gostaria de outro desafio na Inglaterra, oito anos após uma passagem no Chelsea que durou apenas sete meses.

Mas as ofertas mais sólidas até agora vieram de seleções.

Felipão disse que rejeitou propostas de pelo menos quatro países este ano, mas nenhum deles está na Copa do Mundo e ele se recusou a discutir qualquer acordo ainda empregado na China.

"Eu tive convite agora da Arábia Saudita, eu tive convite há pouco tempo do Chile... Países asiáticos, como Emirados Árabes Unidos e Catar, me sondaram, mas eu estava com contrato", afirmou.

ALTOS E BAIXOS

Felipão trabalhou em vários locais, incluindo Brasil, Inglaterra, Uzbequistão, Kuweit e China, e levou Portugal à final da Eurocopa de 2004 e semifinal da Copa do Mundo de 2006.

No Brasil, ele será lembrado pelos altos e baixos com a seleção.

Uma equipe comandada por Felipão com Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Roberto Carlos ganhou a Copa do Mundo em 2002, o quinto título do Brasil.

Mas um retorno 10 anos depois acabou de forma diferente. Após ganhar a Copa das Confederações em 2013, o Brasil foi mal no Mundial em casa, sofrendo uma humilhante derrota para a Alemanha na semifinal.

Felipão encerrou sua passagem pela seleção brasileira ao perder a disputa do terceiro lugar da Copa de 2014 para a Holanda por 3 x 0.

"Fomos quarto colocados, que é uma honra e é uma classificação muito boa, mas que em termos de Brasil e em termos de jogarmos um Mundial no Brasil não é o que nós pretendíamos", disse o técnico.

"Claro que a gente fica triste e vai ter uma repercussão do nosso campeonato mundial pelo resto de nossa vida, assim como tivemos em 2002 quando fomos campeões. Isso é normal na nossa vida. Mas a vida continua", acrescentou.