Topo

Luan, do Grêmio, é eleito melhor jogador da América por enquete do jornal El País

31/12/2017 13h46

FUTBOL-AMERICA-PREMIOS:Luan, do Grêmio, é eleito melhor jogador da América por enquete do jornal El País

MONTEVIDÉU (Reuters) - O brasileiro Luan, do Grêmio, foi eleito o melhor jogador de futebol da América Latina de 2017, segundo enquete do jornal uruguaio El País publicada neste domingo, que também elegeu Tite como o melhor treinador.

A pesquisa, realizada com 368 jornalistas esportivos de todo o continente, destacou Luan por sua contribuição na conquista da Copa Libertadores pelo Grêmio após 22 anos. O brasileiro foi o segundo maior artilheiro da competição e participou do Mundial de Clubes, em que o Grêmio disputou a final.

Luan recebeu 182 votos, muito acima de seus rivais --Paolo Guerrero, com 65, e Arthur Henrique, com 46.

Após ser convocado para formar parte da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016, Luan também jogou por alguns minutos durante as Eliminatórias da Copa da Rússia de 2018 na equipe comandada por Tite, cujas vitórias lhe renderam o título de melhor técnico da América.

Desde que assumiu a seleção brasileira em 2016, Tite perdeu apenas um jogo e conseguiu fazer com que o Brasil se tornasse um dos favoritos ao Mundial, depois de ter chegado a estar fora da zona de classificação.

Ele conseguiu 112 votos dos jornalistas esportivos, ante 93 do argentino Ricardo Gareca, que classificou a seleção peruana para a Copa pela primeira vez em 36 anos.

A 32ª edição da enquete do El País também escolheu o time ideal da América, composto pelo brasileiros Luan, Arthur, Marcelo Grohe e Pedro Geromel, os argentinos Lautaro Acosta, José Sand, Nicolás Tagliafico, Diego Braghieri, Ezequiel Barco e José Luis Gómez, além do peruano Guerrero.

(Por Eloisa Capurro)