Topo

Jogadores de futebol de uma perna montam time e almejam campeonato próprio no Egito

02/01/2018 12h12

EGITO-FUTEBOL-UMAPERNA:Jogadores de futebol de uma perna montam time e almejam campeonato próprio no Egito

CAIRO (Reuters) - Um grupo de jogadores de futebol egípcios criou um time composto por atletas de uma perna só, e tem esperança de iniciar um campeonato nacional para jogadores com deficiência.

O "Time do Milagre" consiste de 25 jogadores de todo o Egito que se encontram duas vezes por semana para treinar em um campo no Cairo. Embora a equipe tenha começado a treinar futebol de estilo livre --uma modalidade não competitiva na qual os esportistas fazem truques com a bola--, os atletas logo decidiram mirar mais alto.

"Comecei a trazer as pessoas e o técnico Yousry, o técnico do time, me chamou para começar a treinar no futebol de estilo livre", disse o capitão Mahmoud Ibrahim Tawfik, que perdeu uma perna em um acidente rodoviário mais de 20 anos atrás, à Reuters.

"Eu lhe disse que tenho outro sonho, o de me tornar um jogador de futebol de verdade, não só um jogador de futebol de estilo livre talentoso".

O time espera inspirar outros egípcios com deficiência a adotarem o esporte e futuramente criar uma federação que poderia organizar uma liga nacional.

"Em todos os Estados estamos pedindo aos jogadores que formem um time para divulgar o esporte", disse o técnico Yousry Mohamed Ibrahim.

Apesar de seu entusiasmo, a equipe enfrenta uma série de desafios: a falta de financiamento, a escassez de muletas especiais para jogar e dificuldades para encontrar um campo de treinamento.  

O futebol para amputados têm regras especiais: sete jogadores sem uma perna jogam em cada time, e os goleiros têm que ter um braço. As muletas não podem ser usadas para tocar a bola, e não existe impedimento nem limite para substituições.

Atualmente existem 42 nações que possuem federações de futebol para amputados, de acordo com a Federação Mundial de Futebol para Amputados. A próxima Copa do Mundo da modalidade acontecerá no México no final deste ano.

(Reportagem da Redação do Cairo)