Topo

Guardiola fica sem Gabriel Jesus por 6 semanas e critica calendário de fim de ano na Inglaterra

03/01/2018 10h05

FUT-GUARDIOLA-GABRIELJESUS-LESAO:Guardiola fica sem Gabriel Jesus por 6 semanas e critica calendário de fim de ano na Inglaterra

Por Simon Evans

MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) - O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, ficará sem o atacante Gabriel Jesus por até seis semanas, e alertou que o calendário intenso do período de festas de final de ano do Campeonato Inglês está ameaçando a saúde dos jogadores.

Gabriel Jesus sofreu uma lesão no joelho no empate sem gols com o Crystal Palace, no domingo, e passará algum tempo afastado.

"Gabriel ficará fora por seis semanas, talvez um pouco mais, esperamos que o mais cedo possível", disse Guardiola a repórteres após a vitória de 3 x 1 sobre o Watford, em casa, na terça-feira.

Kevin De Bruyne, que resistiu a uma dividida dura no embate com o Palace, conseguiu jogar, mas Guardiola tem uma nova preocupação com Kyle Walker, que mostrou dificuldades nas etapas finais da disputa de terça-feira e deve passar por novos exames.

Embora aceite a tradição inglesa de disputar partidas durante as festas de final de ano, Guardiola se queixou de seu time ter que jogar no domingo e na terça-feira.

"O que todos viram nas últimas semanas foi quantas lesões os jogadores tiveram. Vamos matá-los. Os chefes da federação têm que refletir. Não é normal jogar no dia 31 e dois dias depois", disse o espanhol.

"Sei que o show tem que continuar, mas eles têm que controlá-lo. Eles não protegem os jogadores, as pessoas vêm assistir não os gerentes ou as coletivas de imprensa, mas os jogadores".

"Na Inglaterra não se protege os jogadores. Você não pode jogar a cada dois dias. A tradição é a tradição, temos que pensar nisso um pouco. Os jogadores são artistas e são a razão de estarmos aqui. Você tem que olhar a qualidade, não a quantidade".

O ex-treinador do Barcelona e do Bayern de Munique disse que ficaria contente de ver partidas no final do ano, mas mais espaçadas.

"Não estou dizendo para mudarem o feriado de 26 de dezembro, a grande tradição... mas não é basquete ou tênis, os jogadores precisam de recuperação. Vejam quantos jogadores têm lesões musculares".

Guardiola conseguiu escalar o meia-atacante David Silva, que se ausentou de jogos recentes por motivos pessoais, mas disse que pode perder mais jogos pela mesma razão.

"Estamos contentes por ele estar de volta conosco. Não sabemos quanto tempo ele estará conosco, mas vocês viram de novo hoje como ele é um jogador essencial para nós. Ele mostrou como é importante para nós".