Topo

COI amplia prazo para inscrição de atletas da Coreia do Norte na Olimpíada de Inverno

08/01/2018 15h31

OLIMP-COREIADONORTE-PRAZOAMPLIADO:COI amplia prazo para inscrição de atletas da Coreia do Norte na Olimpíada de Inverno

BERLIM (Reuters) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) ampliou o prazo para inscrição de atletas norte-coreanos na Olimpíada de Inverno de Peyongchang, na Coreia do Sul, e está planejando mais conversas com todos os lados, informou o órgão nesta segunda-feira.

O COI, que busca ter atletas norte-coreanos nos Jogos, não disse para até quando o prazo de registro foi ampliado, mas a maior parte dos esportes já completou seus eventos de classificação olímpica.

Somente uma dupla de patinação artística da Coreia do Norte assegurou vaga nos Jogos na Coreia do Sul em fevereiro, embora diversos outros atletas possam se classificar através de vagas especiais oferecidas pelo COI.

“Nós damos boas-vindas à discussão que irá acontecer na quarta-feira entre os governos da República da Coreia e da República Popular Democrática da Coreia (RPDC)”, disse um porta-voz do COI.

A Coreia do Sul ofereceu conversas com a Coreia do Norte nesta semana, em meio a um tenso impasse sobre os programas nuclear e de mísseis de Pyongyang, após o líder norte-coreano, Kim Jong Un, dizer em discurso de Ano Novo que está “aberto a diálogos” com Seul.

“No que diz respeito à participação de atletas do Comitê Olímpico Nacional da RPDC nos Jogos Olímpicos de Inverno Peyongchang 2018, o COI tem feito discussões com ambos lados há um longo tempo”, disse o porta-voz.

(Reportagem de Karolos Grohmann)