Topo

Esporte

Decisão de banimento da Rússia nos Jogos de Inverno foi um "equilíbrio", diz presidente do COI

24/01/2018 16h15

OLIMP-COI-RUSSIA-EQUILIBRIO:Decisão de banimento da Rússia nos Jogos de Inverno foi um "equilíbrio", diz presidente do COI

Por Karolos Grohmann

(Reuters) - Uma decisão de banir a equipe russa da Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, no mês que vem, mas convidar um número de atletas russos cuidadosamente examinados, foi "um equilíbrio", disse nesta quarta-feira o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.

Bach disse que o COI, que em dezembro baniu vitaliciamente o vice-primeiro-ministro da Rússia, Vitaly Mutko, das Olimpíadas por conta de um amplo escândalo de doping, buscou uma sanção "visível ao mundo", mas que não queria humilhar a Rússia.

O COI queria "dar a atletas limpos russos a oportunidade de participar, e dar a uma geração nova e jovem de atletas limpos russos a oportunidade de estar nos Jogos Olímpicos e serem embaixadores por um novo esporte russo limpo", disse Bach em teleconferência com um pequeno grupo de repórteres.

O COI baniu a Rússia em 5 de dezembro por "sistemática manipulação" do sistema antidoping nos Jogos de Sochi, em 2014, mas deixou a porta aberta para que atletas sem histórico de doping participem como "Atletas Olímpicos da Rússia".

Dezenas de atletas russos foram retroativamente sancionados nos meses recentes por violações antidoping em Sochi. A Rússia teve diversas medalhas retiradas.

Um painel de revisão independente montou uma lista de atletas russos, convidados para competir como independentes, após examinar atenciosamente seus históricos de doping e testagens, possível envolvimento no escândalo e outros fatores.

Eles irão marchar e competir nos Jogos de 9 a 25 de fevereiro sob a bandeira olímpica e quaisquer cerimônias de medalhas envolvendo os atletas terão o hino olímpico ao invés do hino nacional russo.

"Este painel assumiu responsabilidade seriamente ao ter absoluta certeza... que não há a menor dúvida ou suspeita sobre os atletas convidados", disse Bach após diversos famosos atletas russos serem excluídos nos dias recentes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte