Topo

Presidente do Benfica é apontado como suspeito em investigação de corrupção

31/01/2018 15h12

PORTUGAL-BENFICA-CORRUPCAO:Presidente do Benfica é apontado como suspeito em investigação de corrupção

LISBOA (Reuters) - Procuradores de Portugal identificaram formalmente o presidente do time de futebol Benfica, Luis Filipe Vieira, como suspeito em uma investigação sobre um esquema de corrupção que também envolve um juiz de alto escalão, informou a Procuradoria-Geral nesta quarta-feira.

O vice-presidente do clube de Lisboa, Fernando Tavares, também é suspeito no caso, além de 10 outras pessoas, cinco das quais detidas em uma operação da polícia na terça-feira.

O advogado do time, João Correia, não quis comentar a investigação sobre nenhum deles. O Benfica disse que o inquérito não tem nada a ver com o clube propriamente dito. Vieira e Tavares não estavam disponíveis de imediato para comentar.

Ainda na terça-feira a polícia fez uma operação nas instalações dos campeões portugueses e na casa de Vieira, entre outros lugares de Lisboa e outras localidades.

A Procuradoria-Geral disse que a investigação tem como foco "suspeitas de aceitação de vantagens indevidas, ou possivelmente corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e sonegação fiscal", mas não forneceu maiores detalhes.

No sistema legal português, ser indicado como suspeito formal, ou "arguido", significa que a pessoa pode ser interrogada em uma investigação se provas forem apresentadas contra ela, embora ainda desfrute de uma vasta gama de direitos.

(Por Andrei Khalip)