Topo

Atletas russos liberados pela CAS não receberam convite para Pyeongchang, diz COI

05/02/2018 14h49

OLIMP-RUSSOS-INVERNO:Atletas russos liberados pela CAS não receberam convite para Pyeongchang, diz COI

Por Peter Rutherford

PYEONGCHANG (Reuters) - Quinze atletas e treinadores russos que tiveram banimentos vitalícios derrubados pelo mais alto tribunal esportivo não foram convidados para a Olimpíada de Inverno deste mês, em Pyeongchang, informou nesta segunda-feira o Comitê Olímpico Internacional (COI).

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) informou na semana passada que há “evidências insuficientes” de violações antidoping contra 28 atletas russos. Embora tenha confirmado que 11 outros haviam cometido delitos relacionadas a doping, o tribunal reduziu banimentos olímpicos vitalícios para suspensões dos Jogos deste ano, na Coreia do Sul.

O COI baniu a Rússia de Pyeongchang por “manipulação sistemática” do sistema antidoping nos Jogos de Sochi, mas deixou a porta aberta para atletas sem histórico de uso de doping competirem como neutros, oficialmente conhecidos como “Atletas Olímpicos da Rússia”.

Após a decisão da CAS, o Comitê Olímpico da Rússia solicitou que 13 atletas em atividade e dois que se tornaram treinadores pudessem participar dos Jogos, que acontecem de 9 a 25 de fevereiro.

No entanto, o COI informou em comunicado que seu Painel de Revisão de Convites havia “recomendando unanimemente que o COI não estendesse um convite” aos 15.

“Após as análises detalhadas realizadas pelo Painel, seus membros observaram que há elementos adicionais e/ou evidências, que não podem ser consideradas pela Comissão Oswald do COI porque não estavam disponíveis para ela, que aumentaram suspeitas sobre a integridade destes atletas”, informou o COI.

O primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, disse que a decisão do COI é vergonhosa.

“Isto é injusto e ilegal, amoral e politizado”, disse Medvedev segundo a agência de notícias RIA.