Topo

Ronald Koeman é anunciado como novo técnico da seleção da Holanda

06/02/2018 15h18

FUT-HOLANDA-KOEMAN:Ronald Koeman é anunciado como novo técnico da seleção da Holanda

ZEIST, Holanda (Reuters) - Ronald Koeman foi indicado como novo técnico da seleção da Holanda até a Copa do Mundo de 2022, anunciou a Associação Holandesa de Futebol nesta terça-feira.

O ex-zagueiro de 54 anos será o sétimo treinador da Holanda em oito anos, vice-campeã mundial em 2010 e terceira colocada no Mundial do Brasil quatro anos atrás, mas que não se classificou para a Copa da Rússia de 2018.

Espera-se que Koeman ajude o time a se classificar para a Euro 2020 e para a Copa do Mundo dois anos mais tarde, recuperando a reputação da seleção durante esse processo.

Koeman, que disputou 78 jogos pela Holanda, sucederá Dick Advocaat, que fora contratado em meados do ano passado na esteira da demissão de Danny Blind em março.

Seu primeiro compromisso será um amistoso com a Inglaterra na Arena Amsterdã no dia 23 de março, seguido por um confronto com Portugal em Genebra três dias depois. Os holandeses estão ajudando as duas seleções a caminho da Rússia a se prepararem para o Mundial deste ano.

Koeman estava sem trabalho desde que foi demitido pelo Everton em outubro passado devido a uma má fase no Campeonato Inglês.

Mas ele teve um sucesso considerável como técnico em sua terra natal, conquistando três títulos da liga holandesa – dois com o Ajax Amsterdam (2001-02, 2003-04) e um com o PSV Eindhoven (2006-07).

Ele também treinou Vitesse Arnhem, Benfica, Valencia, AZ Alkmaar, Feyenoord e Southampton.

Sua carreira como treinador começou quando ele se tornou assistente de Guus Hiddink na seleção de seu país em 1997. Um ano depois ele partiu para assumir um cargo semelhante sob o comando de Louis van Gaal no Barcelona.

Kees van Wonderen, ex-jogador da seleção holandesa, será seu assistente, e Patrick Lodewijks será o preparador de goleiros.

(Por Mark Gleeson)