Topo

CAS rejeita 47 recursos de atletas e técnicos russos para participar de Olimpíada de Inverno

09/02/2018 08h36

OLIMP-CAS-REJEITA-RUSSOS:CAS rejeita 47 recursos de atletas e técnicos russos para participar de Olimpíada de Inverno

Por Karolos Grohmann

PYEONGCHANG, Coreia do Sul (Reuters) - A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou, nesta sexta-feira, 47 recursos de atletas e técnicos russos para participar na Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, colocando um ponto final em uma saga de meses sobre seus destinos olímpicos.

Os russos haviam recorrido à decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de exclui-los dos Jogos devido ao escândalo de doping dos Jogos de Sochi, em 2014.

"Em suas decisões, os árbitros do CAS consideraram que o processo criado pelo COI para estabelecer uma lista de convidados de atletas russos para competir como atletas olímpicos da Rússia não pode ser descrito como uma sanção, mas como uma decisão de elegibilidade", disse o secretário-geral da CAS, Matthieu Reeb, lendo comunicado.

Em dezembro, o COI baniu a Rússia dos Jogos devido ao uso de doping no país que inclui enorme manipulação de testes de doping na Olimpíada de Sochi e mais de mil atletas de diversos esportes.

A decisão também baniu dezenas de atletas das Olimpíadas para sempre e retirou suas medalhas dos Jogos de Sochi após diversas investigações sobre o escândalo de doping.

Nesta sexta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que a Rússia lamenta a decisão do CAS e que irá continuar a ajudar os atletas russos a defenderem seus direitos.

(Reportagem adicional de Gabriellle Tetrault-Farber en Pyeongchang e Katya Golubkova em Moscou)