Topo

Equipe coreana unificada de hóquei no gelo cria laços graças à música pop

13/02/2018 12h36

JOGOS-HOQUEI-LACOS:Equipe coreana unificada de hóquei no gelo cria laços graças à música pop

Por Hyunjoo Jin e Dan Burns

GANGNEUNG, Coreia do Sul (Reuters) - Elas dormem em dormitórios separados, viajam em ônibus diferentes e monitores do governo as observam, mas as integrantes norte-coreanas da equipe coreana feminina unificada de hóquei no gelo estão criando laços com suas colegas da Coreia do Sul graças em parte à música pop sul-coreana, conhecida como K-pop.

Antes de as jogadoras, o primeiro time intercoreano a participar de uma Olimpíada, entrar no gelo para competir nos Jogos de Inverno de Pyeongchang contra a Suécia na segunda-feira, elas usaram uma canção de K-pop para acalmar os nervos.

"Elas estavam em um vestiário, estavam cantando, dançando... acho que nossas jogadoras as estavam ensinando como dançar K-pop", disse a treinadora canadense Sarah Murray.

As duas Coreias estão divididas por uma fronteira altamente militarizada desde a guerra de 1950-53, e os dois lados estão aproveitando os Jogos para amenizar as tensões.

A deserção é um temor silencioso no evento, durante o qual os dois vizinhos estão determinados a evitar qualquer incidente que possa arruinar o clima de reaproximação, mais evidente no ringue de patinação do que em qualquer outro lugar.

Todas as noites as atletas da Coreia do Norte dormem em um edifício separado dentro da Vila Olímpica. Embora as equipes jantem juntas e tenham ido ao litoral tomar café, as representantes norte-coreanas são observadas por monitores do governo, disse Murray. "Mas eles não estão interferindo", acrescentou.

As jogadoras sul-coreanas, que são a maioria da equipe, dizem que o time está se unindo, ainda que a combinação de última hora tenha complicado sua batalha já difícil por uma medalha.