Topo

Casal suíço percorre 17 mil km de bicicleta para ver filho competir na Olimpíada de Inverno

15/02/2018 11h08

OLIMP-CASAL-BICICLETA-FILHO:Casal suíço percorre 17 mil km de bicicleta para ver filho competir na Olimpíada de Inverno

Por Lucien Libert

PYEONGCHANG, Coreia do Sul (Reuters) - Um ano e 17 mil quilômetros mais tarde, um casal suíço chegou a Pyeongchang nesta semana para ver o filho competir na Olimpíada de Inverno.

O pai e a madrasta do esquiador suíço Mischa Gasser partiram de sua casa em Olten, 70 quilômetros a oeste de Zurique, em fevereiro do ano passado para cruzar o mundo de bicicleta.

Eles chegaram à sede sul-coreana dos Jogos na terça-feira, depois de uma jornada que os levou a percorrer 20 países.

"Chegar aqui e ver meu filho esperando por nós, ficamos realmente comovidos. Fiquei sem palavras", disse Guido Huwiler, de 55 anos, à Reuters Television.

Huwiler, que exibia uma barba comprida, e Rita Ruttimann, de 57 anos, disseram que pedalar todos os dias foi difícil.

Seu maior desafio foi percorrer a estrada Pamir, que pode chegar a mais de 4 mil metros de altitude ao cruzar vários países da Ásia Central.

"Ficamos realmente cansados depois. Ficamos acabados, e tivemos que nos recuperar durante duas ou três semanas", disse.

Quando o casal chegou à fronteira chinesa, Huwiler disse que lhe recusaram um visto por causa de sua barba. Ele se recusou a cortá-la, mas ambos esperam viajar pela China mais adiante em sua jornada.

Na Coreia do Sul, o casal acampou a céu aberto sob temperaturas abaixo de zero a caminho do Parque Phoenix de Pyeongchang, o cenário da competição do filho.

(Reportagem adicional de Hyun Oh)