Topo

Medalhista russo é suspeito de doping nas Olimpíadas de Inverno

18/02/2018 11h45

OLIMPIADAS2018-DOPING:Medalhista russo é suspeito de doping nas Olimpíadas de Inverno

Por Gabrielle Tetrault-Farber

PYEONGCHANG, Coreia do Sul (Reuters) - Um medalhista russo nas Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang é suspeito de testar positivo para uma substância banida, uma fonte nos Jogos disse neste domingo, num potencial golpe aos esforços da Rússia para superar um escândalo relacionado a doping.

Alexander Krushelnitsky, medalha de bronze com sua mulher em curling de duplas mistas, é suspeito de testar positivo para meldonium, disse a fonte. A substância aumenta o fluxo sanguíneo, o que melhora a capacidade de exercício nos atletas.

Krushelnitsky não respondeu imediatamente aos pedidos por comentários. Uma porta-voz da delegação russa em Pyeongchangdisse que não se pronunciaria imediatamente.

A Rússia tem sido acusada de conduzir um programa sistemático de doping com apoio estatal, uma acusação negada por Moscou. Seus atletas estão competindo de forma neutra em Pyeongchang como "Atletas Olímpicos da Rússia".

Autoridades esportivas russas vão se encontrar com representantes antidoping em Pyeongchang, disse a fonte, acrescentando que qualquer violação só seria confirmada após análise de uma segunda amostra.

O Comitê Olímpico Internacional disse que tomou nota do caso, sem entrar em detalhes.

"De um lado, é extremamente desapontador quando substâncias proibidas podem ter sido usadas, mas por outro mostra a efetividade do sistema antidoping dos jogos, que protege os direitos de todos os atletas limpos", disse um porta-voz do CO.

Como atletas neutros, os atletas russos não podem tocar o hino do país durante a entrega de medalhas, nem usar símbolos nacionais.