Topo

Atleta russa do bobsled admite violação antidoping, diz CAE

24/02/2018 17h00

OLIMP-DOPING-RUSSIA:Atleta russa do bobsled admite violação antidoping, diz CAE

PYEONGCHANG (Reuters) - A atleta russa do bobsled Nadezhda Sergeeva admitiu uma violação antidoping e foi desqualificada dos Jogos de Inverno, disse a Corte Arbitral do Esporte neste sábado.

Enquanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) se reunia para discutir uma possível reintegração da Rússia às Olimpíadas, a CAE disse em comunicado que Sergeeva teve resultado positivo em um teste fora da competição para trimetazidine, produto para problemas cardíacos que é proibido, dois dias antes de sua corrida.

Sergeeva ficou em 12º lugar com Anastasia Kocherzhova na competição feminina do bobsled em Pyeongchang na quarta-feira.

"A atleta admitiu a violação da regra antidoping; ela foi desqualificada do evento do bobsled feminino", disse.

"Os resultados obtidos pela equipe no mesmo evento serão desqualificados com todas as consequências; a atleta será excluída de Pyeongchang 2018; suas credenciais serão retiradas".

"Os procedimentos deverão continuar perante a CAS entre a FIBS (Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton) e a atleta após o fim dos Jogos; o COI não é mais parte deste procedimento."

"A atleta aceitou uma suspensão provisória além do período dos Jogos e reservou seu "direito de buscar a eliminação ou redução do período de inegibilidade" após a conclusão dos Jogos."

Autoridade do bobsled russo, Sergei Zhurkin, disse aos repórteres no centro olímpico de patinação: "neste momento ela não consegue dizer onde errou".

"Na minha opinião, uma vez que a dose é muito pequena, talvez signifique que ela não tomou o comprimido. Como os médicos dizem, talvez ela tenha recebido um jato de spray, cheirado alguma coisa ou bebido alguma coisa. Isso é o quão mínima a dose é."

No entanto, Stanislav Pozdnyakov, chefe da delegação russa em Pyeongchang disse que o teste positivo foi resultado de negligência por Sergeeva, que "decepcionou a equipe".

Pozdnyakov disse que se desculpou com o COI pelas duas violações de doping da Rússia, mas disse que elas não têm um caráter sistemático.