Topo

Noruega comemora glória em Pyeongchang com a típica reserva nórdica

26/02/2018 13h22

OLIMP-NORUEGA-COMEMORA-MEDALHAS:Noruega comemora glória em Pyeongchang com a típica reserva nórdica

Por Gwladys Fouche

OSLO (Reuters) - Os noruegueses comemoraram por se tornarem a nação mais bem-sucedida da história em uma Olimpíada de Inverno depois de sua campanha triunfal em Pyeongchang, mas com a típica reserva nórdica.

O país de 5,3 milhões de habitantes conquistou 39 medalhas, 14 delas de ouro, número que quebrou o recorde de 37 medalhas dos Estados Unidos --cuja população é mais de 60 vezes a da Noruega-- conquistadas em Vancouver em 2010.

Aksel Lund Svindal se tornou o primeiro norueguês a vencer o downhill masculino olímpico, o principal evento do programa de esqui alpino, e a Noruega levou o ouro no biatlo, salto de esqui, esqui de velocidade e esqui estilo livre.

Mas o centro das comemorações foi Marit Bjoergen, que no domingo conquistou o ouro no esqui cross-country feminino de 30 quilômetros, a sua 15ª medalha olímpica. Agora ela é a atleta mais premiada de todos os tempos em Olimpíadas de Inverno.

A primeira página do maior diário norueguês, o Aftenposten, mostrou Marit vibrando, sem nenhum texto além do logotipo do jornal envolto por uma medalha de ouro. O tabloide VG usou a mesma imagem com a manchete: "Agora você é a maior de todas!"

"Ela é fantástica", disse a primeira-ministra, Erna Solberg, à emissora estatal NRK.

Descrevendo o que faz a atleta ser tão incrível, Erna enfatizou qualidades caras ao país de maioria protestante, onde impera a Lei de Jante – o equivalente nórdico de uma expressão britânica segundo a qual o sucesso individual muitas vezes é desprezado.

"Ela... compartilha sua alegria com todos ao seu redor. Tudo o que ouvimos é que ela é motivadora para todos os outros na equipe", disse Solberg.

"Ela é uma grande atleta com espírito de equipe... e ela contribui para que outros sejam ótimos também."

"Os noruegueses são muito pé no chão. Sabemos que somos bons nisto, mas há outras coisas nas quais sabemos que temos que ser melhores nos anos adiante", disse ela.