Topo

Federação de atletismo estende banimento à Rússia e alerta sobre novas sanções

06/03/2018 18h58

DOPING-ATLETISMO-RUSSIA:Federação de atletismo estende banimento à Rússia e alerta sobre novas sanções

(Reuters) - O banimento da Rússia do atletismo internacional por amplo uso de doping foi estendido nesta terça-feira pelo órgão que rege o esporte, e o país foi alertado que pode enfrentar sanções adicionais neste ano.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) informou que irá considerar em julho a possibilidade de retirar permissão para atletas russos competirem como neutros “caso progresso não seja feito”.

    A associação pode até mesmo considerar expulsar a Rússia da IAAF, acrescentou após um encontro do conselho em Birmingham, na Inglaterra.

A Rússia está banida do esporte desde novembro de 2016 após o relatório McLaren apontar uso de doping.

    Líderes políticos e esportivos da Rússia negaram repetidamente envolvimento estatal no doping, um ponto de atrito importante para a retirada do banimento, embora atletas russos tenham recebido permissão para competir como neutros no campeonato mundial do ano passado.

    A IAAF informou em comunicado emitido após seu encontro nesta terça-feira que “embora algumas condições tenham sido cumpridas... diversas áreas essenciais ainda não foram reparadas pela RusAF (Federação de Atletismo da Rússia) e pela RUSADA (agência antidoping da Rússia)”.

    Isto inclui um plano para este ano “que mostra uma quantidade adequada de testes” e corrige questões legais que atualmente impedem técnicos de atletismo de serem provisoriamente banidos.

    A Rússia ainda é classificada como não conforme pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

No entanto, o país foi reintegrado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) após ter sido banido da Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, no mês passado na Coreia do Sul, onde russos puderam competir como neutros.

(Reportagem de Brian Homewood)