Topo

COI implementará 25 recomendações para promover igualdade de gêneros

Thomas Bach, presidente do COI - Jean-Christophe Bott/Keystone via AP
Thomas Bach, presidente do COI Imagem: Jean-Christophe Bott/Keystone via AP

08/03/2018 16h16

(Reuters) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira que vai implementar 25 recomendações do Projeto de Revisão da Igualdade de Gênero que visa promover a não discriminação e uma maior participação das mulheres em todos os aspectos do esporte.

O projeto, aprovado pelo comitê executivo do COI no mês passado, aborda áreas como esporte, financiamento, governança e recursos humanos e visa criar um roteiro para promover a igualdade de gênero dentro e além do movimento olímpico.

O lançamento das recomendações do COI coincide com o Dia Internacional da Mulher.

"Estamos certos de que, por meio da implementação das 25 Recomendações de Igualdade de Gênero do COI, nós como movimento olímpico -- atletas, dirigentes, comissões, federações e executivos --  podemos tomar medidas reais para promover mudanças efetivas em conjunto", disse o presidente do COI, Thomas Bach.

"Não é apenas a coisa certa a fazer. É do interesse de todos nós, torcedores, famílias e todas as garotas e mulheres que conseguiram realizar plenamente seus sonhos pela participação atlética."

"Como líder do movimento olímpico, o COI tem uma importante responsabilidade de agir quando se trata de igualdade de gênero, um direito humano básico de grande importância e um princípio fundamental da Carta Olímpica", acrescentou Bach.

(Reportagem de Shrivathsa Sridhar em Bengaluru)