Topo

Portugal sofre colapso no primeiro tempo em derrota por 3 x 0 para Holanda

26/03/2018 19h08

FUT-PORTUGAL-HOLANDA:Portugal sofre colapso no primeiro tempo em derrota por 3 x 0 para Holanda

GENEBRA (Reuters) - A seleção de Portugal, atual campeã europeia, sofreu um dramático colapso no primeiro tempo e teve João Cancelo expulso em uma vergonhosa derrota por 3 x 0 para a Holanda em amistoso nesta segunda-feira.

Memphis Depay, Ryan Babel e Virgil van Dijk marcaram após tirarem vantagem de uma defesa atipicamente fraca de Portugal, conforme a Holanda, que não se classificou para a Copa do Mundo deste ano, assegurou sua primeira vitória sob comando do novo técnico Ronald Koeman.

O capitão de Portugal, Cristiano Ronaldo, começou a partida a três gols de igualar o recorde do húngaro Ferenc Puskas de 84 gols como maior artilheiro de todos os tempos de uma seleção da Europa, mas não chegou perto de marcar um gol, muito menos três.

Portugal, que enfrenta a Espanha, o Irã e o Marrocos em seu grupo na Copa do Mundo, dominou a posse de bola nos primeiros minutos da partida, mas os holandeses abriram vantagem quando Depay superou o zagueiro José Fonte em uma bola perdida e balançou a rede aos 12 minutos.

Ryan Babel ficou completamente desmarcado para marcar de cabeça após cruzamento de Matthijs De Ligt aos 32 minutos. O goleiro Anthony Lopes teve que fazer uma defesa espetacular para afastar um cabeceio de Depay pouco depois.

Não houve diminuição de ritmo perto do intervalo, no entanto, quando uma cobrança de falta de Depay foi ajeitada por De Ligt para Van Dijk, que marcou o terceiro.

Portugal reforçou sua defesa após o intervalo e evitou mais vergonha, mas ainda sofreu quando Cancelo foi expulso depois de receber um segundo cartão amarelo.

A Holanda contou com Justin Kluivert, filho de 18 anos do ex-atacante Patrick, que entrou em campo para sua estreia internacional aos 33 do segundo tempo.

(Reportagem de Brian Homewood)