Topo

Tite celebra resgate de autoestima do Brasil com vitória sobre Alemanha

27/03/2018 20h41

FUT-TITE-COLETIVA:Tite celebra resgate de autoestima do Brasil com vitória sobre Alemanha

(Reuters) - O técnico da seleção brasileira, Tite, comemorou a vitória sobre a rival Alemanha nesta terça-feira e disse que o resultado de 1 x 0 será importante para o resgate da autoestima do Brasil, embora não vá apagar o 7 x 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014.

"Teve respeito dentro de campo, futebol de alto nível. Toda vez que você tiver ódio de alguma coisa, não valoriza o outro lado que pode ter sido melhor. Resgatar o orgulho, tem o resgate, tem equilíbrio emocional", disse o treinador após o jogo em Berlim.

"Era constrangedor (falar do 7 x 1) ... mas não é porque vencemos que vai se deixar de falar do 7 x 1", acrescentou.

O Brasil na chamada era Tite só perdeu um jogo, amistoso contra a Argentina.

"Eu me sinto desconfortável quando falam o time do Tite. Estou em um posto que daqui a pouco vai estar outro aqui...O desempenho vai ser pelo conjunto. O tamanho da vitória é o mais importante, o sentimento de resgate de autoestima", avaliou.

Apesar de o Brasil ter sido pressionado no fim do jogo pela Alemanha, que jogou com muitos reservas, Tite acha que sua equipe esteve muito mais perto do segundo gol do que os alemães do empate.

"O primeiro tempo foi equilibrado, no segundo nós estivemos muito próximos de fazer o segundo gol e teríamos uma vantagem larga para definir o jogo. Depois, naturalmente, a equipe que está atrás do placar arrisca mais. Tiveram muitas bolas paradas onde tivemos consistência defensiva. As chances mais claras para ampliar foram nossas", disse ele.

O treinador elogiou a marcação alta do Brasil na saída de bola da Alemanha mas acha que até a Copa do Mundo da Rússia ajustes precisam ser feitos.

"Tiveram coisas positivas, mas também defeitos. Erramos passes, alguns ajustes de passes centrais para poder triangular mais. No segundo tempo abriu-se os espaços... Sentimos a falta do Neymar que é um jogador top-3 mundial, mas estamos aprendendo a jogar sem ele", afirmou.

O autor do gol do Brasil, Gabriel Jesus, disse que não estava num bom dia, com erros de passes e finalizações. "Hoje troquei a técnica pela raça", comentou.

ALEMANHA DESFALCADA

O técnico da Alemanha, Joachim Loew, fez sete alterações na equipe que empatou em 1 x 1 com a Espanha na sexta-feira, enquanto se prepara para defender o título da Copa do Mundo na Rússia, em junho.

"Eu esperava que o Brasil jogasse com seu melhor time e, com a alma um pouco machucada, estaria totalmente motivado", disse Loew a repórteres. "Não foi o nosso dia hoje. Fizemos alterações na escalação e você pode ver que isso afetou a equipe."

"Cometemos alguns erros bobos. Havia alguns jogadores jovens em campo e não estávamos tão bem sintonizados como equipe."

"Mas é por isso que você tem esses jogos, para experimentar", completou ele.

(Por Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro, com reportagem de Karolos Grohmann em Berlim)