Topo

Velejador britânico desaparece no mar durante etapa da Volvo Ocean Race

27/03/2018 11h59

ACIDENTE-VELEJADOR-DESAPARECE-VOLVO:Velejador britânico desaparece no mar durante etapa da Volvo Ocean Race

LONDRES (Reuters) - Um velejador britânico que participava da competição Volvo Ocean Race e que caiu no mar no sul do Oceano Antártico foi dado como morto, disseram organizadores nesta terça-feira.

John Fisher, de 47 anos, competia com a equipe Sun Hung Kai/Scallywag na sétima etapa da prova, que vai de Auckland, na Nova Zelândia, a Itajaí, em Santa Catarina, e desapareceu em mares extremamente agitados na segunda-feira.

O iate de quase 20 metros está a cerca de 1.400 milhas náuticas do Cabo Horn e 1.200 milhas distante do ponto terrestre seguro mais próximo da América do Sul. Os competidores mais próximos se encontram a 200 milhas de distância a favor do vento.

Fisher, veterano da regata Sydney-Hobart nascido em Southampton, mas residente em Adelaide, estava em vigília e usava um equipamento de sobrevivência adequado.

"Dada a temperatura fria da água e o estado extremo do mar, além do tempo que já passou desde que ele caiu, agora precisamos presumir que ele se perdeu no mar", disse o presidente da corrida, Richard Brisius, em um comunicado.       

"A equipe está, claro, emocional e fisicamente esgotada depois do que acabou de vivenciar. Nosso único foco agora é dar todo o apoio e a assistência que pudermos à equipe", acrescentou.

A equipe Sun Hung Kai/Scallywag fez uma busca durante várias horas antes de seguir para o norte-leste com um clima cada vez pior e condições desafiadoras.

Um navio foi desviado e encaminhado ao local, mas continua a mais de um dia de distância.

         (Por Alan Baldwin)