Topo

Relatório do governo vê Olimpíada de Paris 500 milhões de euros acima do orçamento

30/03/2018 12h41

OLIMPIADAS-2024-ORCAMENTO:Relatório do governo vê Olimpíada de Paris 500 milhões de euros acima do orçamento

PARIS (Reuters) - O custo de sediar as Olimpíadas de 2024 em Paris está sob risco de superar em meio bilhão de euros o orçamento e algumas cidades podem não estar prontas a tempo se os planos não forem revisados, alertou um relatório do governo francês nesta sexta-feira.

O relatório de inspetores de finanças, esportes e infraestrutura pediu que os planos da Vila Olímpica sejam revisados para levar em conta de relíquias de valor antropológico no local, uma residência para imigrantes e uma escola.

O relatório diz que os planos para uma vila média devem ser revistos para baixo e alertou que o centro de natação e os desenvolvimentos em seu entorno estavam sob risco de ultrapassar o orçamento em até 170 milhões de euros.

"A este ponto, os riscos potenciais totais identificados pelos casos sob análise somam 500 milhões de euros", disse o relatório, acrescentando que o valor poderia ser mantido em 200 milhões se as recomendações fossem seguidas.

"No entanto, o principal risco é que estruturas indispensáveis não sejam entregues a tempo para os jogos Olímpicos e Paralímpicos", disse.

O orçamento geral para sediar os jogos foi definido inicialmente a 6,8 bilhões de euros, com investimentos públicos de 1,5 bilhões de euros.

Separadamente, relatórios do Senado e do escritório público de auditoria já alertaram que uma ampla expansão da rede de metrô de Paris pode ultrapassar o orçamento e não ficar pronta a tempo para as Olimpíadas.

(Por Leigh Thomas)