Topo

River Plate diz que irá cooperar em investigação sobre abusos sexuais

02/04/2018 19h45

FUT-RIVER-ESCANDALO:River Plate diz que irá cooperar em investigação sobre abusos sexuais

BUENOS AIRES (Reuters) - O clube de futebol argentino River Plate informou nesta segunda-feira que irá cooperar com qualquer investigação sobre acusações de que jovens jogadores foram abusados sexualmente no clube no passado.

Um advogado da organização Ajuda para Vítimas de Estupro disse que uma ex-médica do clube havia dito à organização que dois jovens foram abusados sexualmente enquanto moravam em acomodações do clube.

    A médica disse ter sido demitida quando relatou os incidentes, que ocorreram entre 2004 e 2011, disse o advogado, Andrés Bonicalzi. Uma jovem que jogava vôlei no clube também foi vítima, acrescentou.

    “Os abusos que eles contaram à médica aconteceram dentro das instalações do clube”, disse Bonicalzi a repórteres.

    O River Plate informou em comunicado que irá fornecer a investigadores “todos os elementos que possui à disposição para ajudar a esclarecer a situação”.

    O relato aprofunda um escândalo de abuso sexual que surgiu no mês passado quando uma psicóloga do Independiente, um dos maiores clubes da Argentina, disse que dois jogadores, de 15 e 16 anos, contaram a ela que eles e outros jovens foram forçados a se prostituir por um jogador de 19 anos do clube.

    Uma procuradora de Buenos Aires abriu investigação sobre o clube, e então alguns dias depois ampliou o caso, dizendo acreditar que o abuso era mais amplo.

    Os jogadores seguiram de cidades do interior para times de base do Independiente e foram alojados em uma instalação do clube nos arredores de Buenos Aires, onde o jogador mais velho supostamente os coagiu para atos sexuais.

“Nós não temos certeza se isto está relacionado a esta rede”, disse Bonicalzi nesta segunda-feira. “Nós entendemos que isto pode ser a mesma coisa. Mas nós não sabemos. Talvez os abusos sejam isolados”.

    (Reportagem de Ramiro Scandalo)