Topo

Quase um terço das partidas da Liga dos Campeões não teve competitividade, diz estudo

03/04/2018 13h30

FUT-LIGADOSCAMPEOES-COMPETITIVIDADE:Quase um terço das partidas da Liga dos Campeões não teve competitividade, diz estudo

BERNA (Reuters) - Quase um terço das partidas da temporada atual da Liga dos Campeões não teve competitividade, terminando com uma diferença de três gols ou mais, de acordo com um estudo de um instituto sediado na Suíça.

O Observatório de Futebol CIES analisou resultados de 29 competições europeias --27 ligas domésticas mais a Liga dos Campeões e a Liga Europa-- e descobriu que o número de jogos "muito desiguais" aumentou em 20 delas em relação à temporada anterior.

"Esta análise revela a tendência geral para um desequilíbrio competitivo no futebol europeu", disse.

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, disse que a falta de equilíbrio competitivo é o maior problema enfrentando pelo futebol entre os clubes europeus.

A Liga dos Campeões, que é seu carro-chefe, vem sendo cada vez mais dominada por um punhado de times de elite, enquanto os campeonatos nacionais se tornaram disputas de um só concorrente --vide a liga alemã, na qual o Bayern de Munique ruma para seu sexto título consecutivo.

O estudo do CIES disse que foi a Liga dos Campeões que teve a maior incidência de jogos que terminaram com uma diferença de três gols ou mais --29,5 por cento, ante 21 por cento no mesmo momento da última temporada.