Topo

Classificatórias para novo Mundial de Clubes vão acontecer durante quatro temporadas

13/04/2018 17h07

FUT-MUNDIAL-CLUBES:Classificatórias para novo Mundial de Clubes vão acontecer durante quatro temporadas

Por Brian Homewood

ZURIQUE (Reuters) - A Fifa propôs que uma renovada e expandida versão do Mundial de Clubes, planejada para começar em 2021, inclua todos os campeões e vices da Liga dos Campeões e vencedores da Liga Europa e da Copa Libertadores das últimas quatro temporadas, incluindo o ano do evento.

O novo torneio seria realizado a cada quatro anos, ao invés de anualmente, teria 31 partidas e precisa gerar entre 650 milhões e 1 bilhão de dólares em receita para ser comercialmente viável, de acordo com propostas apresentadas em um documento da Fifa visto pela Reuters.

    Além de times europeus, haverá quatro ou cinco equipes da América do Sul, uma ou nenhuma da Oceania e duas da Ásia, duas da Concacaf e duas da África.

    Os times serão divididos em oito grupos de três, com os vencedores do grupo avançando para a fase eliminatória.

    Os quatro últimos vencedores da Liga dos Campeões irão se classificar, junto aos vices e aos quatro vencedores da Liga Europa.

Os quatro vencedores mais recentes da Libertadores também irão participar.

    O documento informou que “é crucial que todos os clubes participantes sejam classificados com base em mérito esportivo”.

    Se a mesma equipe se classificar mais de uma vez, um substituto será escolhido usando um sistema coeficiente.

    O plano corre o risco de que um time que se classifica três anos antes do evento pode sofrer um declínio no período até a competição.

    Em teoria, um time pode até mesmo ser rebaixado neste meio tempo e, embora seja altamente improvável na Europa, é uma possibilidade na América do Sul, onde times se desmancham rapidamente.

    Partidas de classificação serão feitas para determinar quais dois dos últimos quatro campeões africanos, asiáticos e da Concacaf irão ao torneio.

O documento, apresentado em encontro do Conselho da Fifa em Bogotá em março, informou que junho a julho de 2021 será um “momento apropriado” para realizar a primeira versão do torneio.

    O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse querer alterar o formato da competição que atualmente é realizada todos os anos com sete equipes, mas não deu mais detalhes.