Topo

Esporte

Força-tarefa da Fifa vai ao Marrocos inspecionar proposta para Copa de 2026

16/04/2018 13h10

COPA-FIFA-MARROCOS-COPA2026:Força-tarefa da Fifa vai ao Marrocos inspecionar proposta para Copa de 2026

RABAT (Reuters) - A proposta apresentada pelo Marrocos para sediar a Copa do Mundo de 2026 foi posta sob o microscópio nesta segunda-feira, quando uma força-tarefa da Fifa chegou ao país para uma visita de inspeção com a qual avaliará a capacidade do país para acolher o torneio.

O Marrocos é o único país concorrendo contra uma proposta conjunta de Estados Unidos, Canadá e México para sediar o evento, e o Congresso da Fifa deve escolher a sede em Moscou no dia 13 de junho.

O comitê responsável pela proposta marroquina disse em um comunicado que a força-tarefa de cinco homens visitará várias cidades entre os dias 17 e 19 de abril, além de estádios, campos de treinamento, zonas de torcedores e outras instalações relacionadas com a organização da competição.

A força-tarefa usará um sistema de pontuação para avaliar os dois candidatos, e a proposta que não alcançar uma pontuação mínima em uma série de quesitos será desclassificada antes da votação final na Rússia.

"O Marrocos está oferecendo... um conceito inovador e compacto para garantir eficiência operacional, lucratividade extraordinária e um legado duradouro para o Marrocos e a África", disse Moulay Hafid Elalamy, presidente do comitê da candidatura, em um comunicado.

Ele acrescentou que, na visita, sua nação "se empenhará em transmitir a visão de uma proposta humilde, apaixonada e determinada, mas acima de tudo profissional e consistente".

O projeto marroquino se fia em grande parte na paixão do país pelo futebol, sua cultura de torcidas, seu tamanho relativamente compacto, sua proximidade da Europa e seu clima.

O Marrocos já apresentou quatro candidaturas fracassadas ao Mundial em 1994, 1998, 2006 e 2010, mas chegou perto de um sucesso em três destas ocasiões.

(Por Brian Homewood em Berna)

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte