Topo

Equipes de F1 poderão correr com mais combustível em 2019

17/04/2018 20h10

F1-MUDANCAS:Equipes de F1 poderão correr com mais combustível em 2019

Por Alan Baldwin

(Reuters) - Os pilotos de Fórmula 1 poderão usar mais combustível na próxima temporada para correr na velocidade máxima da largada à chegada, ao invés de terem que se preocupar em poupar o suficiente para alcançar a bandeira quadriculada.      

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) disse que o aumento de 105 para 110 quilos é uma de várias questões acertadas com o Grupo de Estratégia, que inclui as principais equipes, e a Comissão da Fórmula 1 em Paris nesta terça-feira.

O aumento de combustível, disse a entidade em um comunicado, será suficiente para que os pilotos "usem o motor em sua potência máxima o tempo todo".

Pelos regulamentos atuais, como os carros estão mais pesados e consumindo mais devido a mudanças aerodinâmicas e ao acréscimo do sistema de proteção de cabeça "halo", alguma economia de combustível é necessária, para frustração de fãs e pilotos.

Mas os motores também são limitados atualmente a três por piloto na temporada, e as equipes ainda se preocupam com o desgaste excessivo das peças.

Outras medidas para 2019 são as de que o peso do carro seja separado do peso do piloto no futuro e que todos os pilotos usem luvas biométricas para aumentar a segurança e facilitar o resgate médico.

As luvas contêm sensores que coletam dados pessoas, como batimentos cardíacos, que ajudam a avaliar a condição do piloto no caso de um acidente.

O peso mínimo dos pilotos deve ser estabelecido em 80 quilos, e qualquer um que pese menos terá que usar lastro. Na atualidade os pilotos mais altos estão em desvantagem no quesito peso.