Topo

Incidentes com árbitro de vídeo serão mostrados em telões de estádios na Copa do Mundo

18/04/2018 18h36

FUT-FIFA-VAR:Incidentes com árbitro de vídeo serão mostrados em telões de estádios na Copa do Mundo

FLORENÇA, Itália (Reuters) - Espectadores de partidas da Copa do Mundo poderão ver replays de incidentes que forem revisados pelo árbitro de vídeo nos telões dos estádios assim que uma decisão for tomada, informou a Fifa nesta quarta-feira.

A Fifa, respondendo a críticas que torcedores frequentemente ficam no escuro por conta do uso da tecnologia do árbitro de vídeo, informou que os espectadores também serão informados quando uma decisão estiver sendo revisada e o motivo que gerou tal decisão, como um gol anulado ou um pênalti revogado.

A Ifab, órgão que cria as regras do futebol, aprovou o uso da tecnologia do árbitro de vídeo em março e a Fifa confirmou subsequentemente que ela seria usada na Copa do Mundo da Rússia.

O sistema já está sendo usado para testes na Liga Italiana e na Liga Alemã, entre outras competições, embora seu uso tenha gerado confusões e preocupações de que o sistema ainda não está funcionando com fluidez suficiente para uma grande competição.

“Nós sabemos que comunicação dentro do estádio e fora é importante... nós estamos entendendo a experiência de ligas diferentes”, disse o chefe de tecnologia da Ifab, Sebastian Runge, a repórteres.

Runge disse que um sistema foi introduzido para garantir que os espectadores de partidas da Copa do Mundo saibam o que está acontecendo.

Um membro da equipe da Fifa na sala de operações de vídeo irá informar o operador do telão do estádio e emissoras assim que o árbitro estiver em comunicação com o árbitro de vídeo sobre uma decisão.

Se o árbitro decidir revisar o incidente, isto também será comunicado. Assim que uma decisão for tomada, ela será anunciada no telão com a razão e o incidente será mostrado novamente.

“Nós não vamos mostrar replays enquanto o árbitro estiver tomando a decisão, só depois”, acrescentou Runge.

“Nós não queremos que o árbitro seja influenciado pela torcida... se mostrássemos o que está acontecendo no telão antes da decisão, haveria algum tipo de reação e isto poderia ter influência”.

    Runge disse que um colapso da tecnologia do árbitro de vídeo durante uma partida é improvável.

“A única coisa que pode realmente falhar é a conexão entre o sistema de comunicações no estádio e o sistema no Centro Internacional de Transmissão, em Moscou”, declarou.

CONFUSÃO COM ÁRBITRO DE VÍDEO

O uso do árbitro de vídeo em ligas tem sido cercado por confusões entre torcedores e até mesmo técnicos.

Houve diversos casos de jogadores da Liga Italiana aguardando vários minutos para cobrar um pênalti antes que o árbitro revertesse a decisão e desse uma falta para a equipe adversária, em meio à desorientação geral.

Em outros casos, jogadores marcaram gols, o estádio inteiro celebrou e o placar foi exibido em diversos sites, com o incidente sendo revisado somente quando o outro time estava pronto para retomar ao jogo.

Pierluigi Collina, chefe do comitê de arbitragem da Fifa, disse que o árbitro de vídeo deve ser usado somente para corrigir erros óbvios em incidentes que podem alterar a partida.

“O objetivo do árbitro de vídeo é não ter erros claros e óbvios cometidos no campo de partida”, disse.

“O árbitro de vídeo não irá fornecer uma resposta final. Continuarão existindo incidentes em que uma resposta final não pode ser dada... o objetivo é evitar erros grandes, não escrutinizar cada decisão.”