Topo

Organizadores de Tóquio 2020 precisam responder a dúvidas sobre preparativos, diz COI

23/04/2018 11h36

OLIMP-TOQUIO-COI-QUESTIONA:Organizadores de Tóquio 2020 precisam responder a dúvidas sobre preparativos, diz COI

Por Jack Tarrant

TÓQUIO (Reuters) - John Coates, presidente do Comitê de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a Olimpíada de Tóquio de 2020, disse aos organizadores do evento nesta segunda-feira que os investidores podem perder a confiança em sua capacidade de sediá-lo se eles não responderem a dúvidas sobre os preparativos.

Falando na reunião da Análise de Projeto do COI em Tóquio, Coates disse que não haverá trégua dos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e das federações esportivas internacionais durante o período que antecede os Jogos.

"Entramos em uma fase na qual as perguntas dos investidores se tornam muito pragmáticas e muito urgentes", disse o australiano nos comentários com que inaugurou a reunião de dois dias.

"Eu não estava na (reunião da entidade) SportAccord, mas li e sei que sua delegação passou por isso com as federações internacionais que estavam lá, com algumas perguntas muito pertinentes."

"Digo como amigo: podem esperar mais disto."

Mais de 200 CONs visitarão Tóquio em novembro, e Coates acredita que a ocasião imporá um desafio aos organizadores.

"Eles irão querer respostas, então vocês têm que estar preparados para responder estas perguntas quando elas forem feitas. Se não o fizerem, estes são os tipos de coisas que podem impactar a confiança de nossos investidores em sua capacidade de sediar os Jogos", disse Coates.

"É muito difícil se recuperar disso uma vez que esse ímpeto começa a se formar."

A reunião da Análise de Projeto ocorre na esteira da decisão, tomada em dezembro, de atualizar o orçamento projetado para a Tóquio 2020, o que envolve uma redução de 1,4 bilhão de dólares nos custos totais.