Topo

Avassalador, Nadal bate Djokovic para chegar à final do Aberto da Itália

19/05/2018 15h32

TENIS-NADAL-ITALIA:Avassalador, Nadal bate Djokovic para chegar à final do Aberto da Itália

(Reuters) - Um avassalador Rafael Nadal voltou à antiga forma para bater o velho rival e ex-número um do mundo Novak Djokovic por 7-6(4) e 6-3 em Roma neste sábado, chegando à sua primeira final no Aberto da Itália desde 2014.

O encontro, o 51º entre os dois adversários, foi disputado de maneira eletrizante, com Djokovic oferecendo sua melhor performance desde seu retorno após uma longa recuperação de uma lesão no cotovelo.

"Jogar contra ele é sempre um grande desafio", disse Nadal. "Ele jogou bem, e é sempre assim contra ele. Se você baixar o nível um pouquinho, ele está sempre lá e você está encrencado".

"Eu precisei jogar agressivamente, com meu forehand, foi aí que me senti um pouco mais no controle".

Djokovic começou mais forte enquanto Nadal demorou para encaixar seu saques no início. O espanhol chegou a entregar dois break points no início do jogo, aproveitados pelo sérvio.

Inevitavelmente, Nadal atacou alguns games depois, quebrando o serviço de Djokovic para chegar a 4-2 no placar antes de o sérvio usar seu forehand para se recuperar surpreendentemente.

Djokovic, quatro vezes campeão em Roma, foi ajudado por um toque no cordão da rede que o concedeu dois break points, e ele virou para 5-4 no set antes de sacar de novo para igualar o nível.

Nadal começou o tiebreak como iniciou a partida, com um fraco voleio de forehand dando a iniciativa a Djokovic, mas o espanhol conquistou os próximos dois pontos no saque de seu adversário e retomou o controle.

Djokovic lutou para chegar de volta a 3-3 mas parou depois de um toque sem sorte na fita que devolveu um forehand para o seu lado da rede e colocou Nadal em vantagem por 6-4. O espanhol então fechou o set no saque do sérvio após 71 minutos.

Nadal levou o embalo para o segundo set, vencendo 10 dos 11 pontos em uma série furiosa de forehands e backhands poderosos que o levaram a uma quebra no início e a uma liderança de 2-1 na decisão.

Djokovic ainda mostrou um apetite para lutar, forçando três deuces em cima de Nadal no oitavo game do segundo set, antes do espanhol reagir.

Com o fim da resistência do sérvio, Nadal venceu com estilo sobre o saque de seu oponente, acertando um forehand potente para chegar à vitória.

(Reportagem de Simon Jennings)