Topo

Jogadores do Brasil se apresentam para Copa; comissão quer evitar pressão sobre Neymar

21/05/2018 19h02

FUT-BRASIL-APRESENTA:Jogadores do Brasil se apresentam para Copa; comissão quer evitar pressão sobre Neymar

(Reuters) - Os jogadores da seleção brasileira começaram a se apresentar nesta segunda-feira para a Copa do Mundo da Rússia, e a recuperação de Neymar é uma das prioridades, com a comissão técnica buscando evitar que o atacante se sinta pressionado na volta aos treinos, após lesão que o tirou dos gramados por três meses.

Segundo o coordenador da seleção, Edu Gaspar, a comissão técnica quer oferecer as condições ideais para uma evolução progressiva do jogador, que passou por cirurgia no pé direito depois de sofrer uma fratura no quinto metatarso no fim de fevereiro.

“Vamos criar base para ele ganhar confiança para subir gradativamente para não sofrer pressão exagerada quanto ao desempenho dele...o Tite quer que ele não absorva pressão desnecessária, que treine bem, se prepare bem para ter um bom desempenho“, disse Gaspar a jornalistas na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde o Brasil inicia sua preparação para a Copa.

“O Neymar vai seguir um protocolo passado pela equipe que ele já vem fazendo no PSG, tem a parte física e técnica, mas outra parte que é um pouco emocional, um pouco da responsabilidade para que ele tenha a real dimensão do que estamos esperamos quanto a ele”, completou.

Na semana passada, Neymar disse que se sentiu bem ao voltar a treinar com bola, apesar de "um certo receio". Ele não chegou a voltar plenamente aos treinos no PSG após a cirurgia, realizada em 3 de março.

Gaspar disse que a comissão técnica ainda não decidiu se Neymar vai jogar os dois amistosos, contra Áustria e Croácia, antes do Mundial. “Temos segurança de que vai estar 100 por cento no dia 17”, afirmou, sobre o dia da estreia da seleção na Copa do Mundo, contra a Suíça.

O grupo brasileiro ainda está incompleto na Granja. O goleiro Alisson, o zagueiro Miranda e os meio-campistas Paulinho e Coutinho só devem chegar na terça-feira. Três jogadores convocados para a Copa da Rússia, Casemiro, Marcelo e Firmino, só se apresentam à seleção na semana que vem, na Inglaterra. Os jogadores de Real Madrid e Liverpool participam no sábado da final da Liga dos Campeões.

A maioria dos atletas chegou de helicóptero à Granja Comary para ganhar tempo na logística. A comissão técnica estuda um treino aberto para a torcida antes do embarque para Europa, onde fará outra parte da preparação.

A premiação da seleção para o Mundial sofreu mudanças em relação a outras Copas. Os prêmios serão pagos pela convocação e não por fases ou metas atingidas. Uma bonificação extra só será paga aos jogadores em caso de classificação para final e em caso de conquista de título na Rússia.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro)