Topo

Nainggolan fica fora de seleção da Bélgica para Copa e anuncia que não joga mais pelo país

21/05/2018 12h03

FUT-COPA-BELGICA-CONVOCACAO:Nainggolan fica fora de seleção da Bélgica para Copa e anuncia que não joga mais pelo país

Por Alastair Macdonald

TUBIZE, Bélgica (Reuters) - O técnico da Bélgica, Roberto Martínez, deixou o meio-campista Radja Nainggolan, da Roma, fora de seu elenco para a Copa do Mundo anunciado nesta segunda-feira, insistindo que se trata de uma medida puramente tática e não por conta de conflitos anteriores relacionados à disciplina.

Logo após a não convocação, Nainggolan anunciou que estava encerrando sua carreira pela seleção. "Muito relutantemente minha carreira internacional chega ao fim", escreveu o jogador em mensagem no Instagram.

O técnico espanhol também surpreendeu ao não anunciar sua equipe definitiva de 23 jogadores, como esperado, listando 28 nomes que serão reduzidos no dia 4 de junho, dois dias antes de um amistoso em Bruxelas com Portugal, que também disputará o Mundial.

"Sabemos que Radja tem um papel muito importante em seu clube, e não podemos lhe dar esse papel em nosso elenco", disse Martínez em uma coletiva de imprensa, reconhecendo a contribuição fundamental de Nainggolan na chegada da Roma à semifinal da Liga dos Campeões, mas dizendo que não pode lhe oferecer uma posição semelhante em uma seleção belga "mais ofensiva".

O treinador e o jogador tiveram uma conversa "honesta" depois que Martínez foi a Roma no domingo para dar a notícia.

Não havia dúvida sobre a popularidade de Nainggolan, de 29 anos, entre os torcedores belgas em virtude de seu desempenho crucial na Euro 2016, disse Martínez, mas o técnico afirmou que precisa estar preparado para tomar decisões difíceis pelo bem do time.

"Não acho que Radja seja um jogador para ser usado em um papel pequeno", respondeu Martínez quando indagado a respeito da disposição expressa por Nainggolan de jogar no time "até como goleiro".

"A razão de Radja não estar no elenco é uma decisão puramente tática", afirmou Martínez aos repórteres.

Veja a lista de convocados

Goleiros: Thibaut Courtois (Chelsea), Simon Mignolet(Liverpool), Koen Casteels (VfL Wolfsburg), Matz Sels (NewcastleUnited).

Defensores: Toby Alderweireld (Tottenham), Christian Kabasele (Watford), Jordan Lukaku (Lazio), Thomas Meunier (ParisSaint-Germain), Thomas Vermaelen (Barcelona), Jan Vertonghen(Tottenham), Laurent Ciman (Los Angeles), Dedryck Boyata(Celtic), Vincent Kompany (Manchester City)

Meio-campistas: Marouane Fellaini (Manchester United), AxelWitsel (Tianjin Taida), Kevin De Bruyne (Manchester City), EdenHazard (Chelsea), Nacer Chadli (West Bromwich Albion), Leander Dendoncker (Anderlecht), Thorgan Hazard (BorussiaMoenchengladbach), Adnan Januzaj (Real Sociedad), YouriTielemans (Monaco)

Atacantes: Moussa Dembele (Celtic), Michy Batshuayi(Chelsea/Dortmund), Christian Benteke (Crystal Palace), YannickCarrasco (Atletico Madrid), Romelu Lukaku (Manchester United),Dries Mertens (Napoli)

(Reportagem de Alastair Macdonald)